O ensaio aberto da Saci-Pô vai acontecer neste sábado (8), a partir das 15h, no CEU da zona leste de Poços de Caldas. O endereço é rua Miguel Calixto de Moraes, 1153 – Jardim Itamaraty V.
Em parceria com o CEU, a escola de samba vai levar bateria, passistas, intérpretes e muita animação. O evento estava agendado para o último sábado (1), mas foi adiado por conta das chuvas.
“O ensaio promete agitar a zona leste, fomentando a cultura do Carnaval, a maior festa popular do país, em um super ensaio para toda a comunidade do entorno do CEU, que poderá vivenciar o ritmo e o samba no pé dos nossos artistas”, destaca a coordenadora do CEU, Julia Almeida.
Saci-Pô
A história da Saci-Pô, que completa 51 anos em 2025, começa antes mesmo da sua fundação, quando os irmãos Marcus e Fábio Togni brincavam em antigos blocos carnavalescos da cidade. Eles participaram de blocos como “Bloko Moko”, “Metralhas” e “Mucamas/73”.
Porém, com a extinção deste último, em 1974, surgiram duas novas agremiações, o Bloco Arco-Íris e o Bloco do Saci, que contava com Marcus e Fábio Togni como integrantes. O bloco estreou com um enredo sobre o saci-pererê, um dos principais personagens do folclore nacional.
Em 1975 o tema do enredo seria outro, logo seria necessário criar um nome definitivo para o bloco. Entre várias opções, alguém optou por manter o nome de Saci. Assim, surgiu a seguinte indagação: “por que Saci?” A resposta veio utilizando uma famosa gíria da época: “Saci, pô!”
Deste modo, em 1975, o bloco saiu com o nome “Saci-Pô Aranha”. No ano seguinte, com enredo sobre cartas de baralho, o nome foi “Saci-Pô Coringa”. Ao todo, a quinquagenária escola possui 32 troféus de campeã no Carnaval de Poços.