Agências espaciais estão de olho no asteroide 2024 YR4, descoberto recentemente. Isso porque há uma pequena chance dele atingir a Terra. Estudos apontam a probabilidade de 1,2%.
O asteroide 2024 YR4 pode atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032, de acordo com a Agência Espacial Europeia e a Nasa.
Inicialmente, estima-se que ele tenha entre 40 e 100 metros de largura. O asteroide 2024 YR4 agora está classificado no Nível 3 na Escala de Risco de Impacto de Torino: um encontro próximo que merece atenção dos astrônomos e do público.
É importante lembrar que a probabilidade de impacto de um asteroide geralmente aumenta no início, antes de cair rapidamente para zero após observações adicionais.
Descoberta asteroide 2024 YR4
O asteroide 2024 YR4 foi avistado pela primeira vez em 27 de dezembro de 2024. O avistamento é do telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System, ou Atals, localizado em Rio Hurtado, Chile.
Logo após sua descoberta, sistemas automatizados de alerta de asteroides determinaram que o objeto tinha uma chance muito pequena de potencialmente impactar a Terra em 22 de dezembro de 2032. Estima-se que 2024 YR4 tenha entre 40 m e 100 m de largura. Um asteroide desse tamanho impacta a Terra em média a cada poucos milhares de anos e pode causar danos severos a uma região local.
Como resultado, o objeto subiu para o topo da lista de risco de asteroides da ESA . Desde o início de janeiro, astrônomos têm realizado observações prioritárias de acompanhamento usando telescópios ao redor do mundo e usando os novos dados para melhorar nossa compreensão do tamanho e da trajetória do asteroide.
Com informações de ESA/Segurança Espacial/Defesa Planetária.