A falta de água tem impactado diversos bairros de Poços de Caldas nesta sexta-feira (23). De acordo com a assessoria do DMAE, o problema foi causado pelas descargas elétricas ocorridas na noite de quarta-feira (21). Elas atingiram as operações e as bombas da ETA-5, a maior estação de tratamento de água da cidade, responsável por abastecer cerca de 75% dos bairros.
Em resposta, o DMAE iniciou manobras no sistema para retomar gradualmente o abastecimento. A normalização, no entanto, demanda tempo. A autarquia reforça a importância de que as residências contem com reservatórios de água, como caixas d’água, para minimizar os transtornos em situações como esta.
Água turva
Além da falta de água, moradores também relataram o aparecimento de água turva em alguns pontos da cidade. Isso ocorre porque quando o sistema é reativado partículas acumuladas nas tubulações, como manganês, podem ser carregadas para as torneiras. Segundo o DMAE, essas partículas não oferecem riscos à saúde, mas causam desconforto devido à coloração.
O órgão informou que está substituindo redes antigas por tubulações de PVC para reduzir a ocorrência de problemas como esse. A expectativa é que o abastecimento e a qualidade da água sejam normalizados em breve.