O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) publicou nesta semana o edital para a pré-seleção de estudantes de graduação ao Programa Futuros Líderes nas Américas (Elap – Emerging Leaders in the Americas Program). O programa oferece bolsas de estudo para intercâmbio no Canadá, financiado pelo governo daquele país.
O edital permite que o Instituto indique três estudantes de graduação para participar do processo seletivo. A oportunidade surge de um acordo de cooperação acadêmica entre o IFSuldeMinas e o College of the Rockies, no Canadá.
Detalhes do programa
As bolsas duram quatro meses e podem ser realizadas de agosto a dezembro de 2025 ou de janeiro a abril de 2026. Cada bolsa oferece 8.200 dólares canadenses para cobrir despesas como passagens aéreas, visto, seguro-saúde, alimentação, estadia e materiais de estudo.
O objetivo do Elap é fortalecer os vínculos acadêmicos entre instituições do Canadá, América Latina e Caribe, além de formar a próxima geração de líderes nas Américas.
Quem pode participar?
Os interessados devem atender a critérios como:
- Ter pelo menos 18 anos;
- Estar regularmente matriculado em um dos cursos elegíveis: Engenharia da Computação, Administração, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Ciências e Tecnologia dos Alimentos ou Educação Física;
- Ter completado entre 50% e 80% da carga horária do curso;
- Apresentar coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7;
- Possuir nível intermediário de inglês (não eliminatório), com possibilidade de comprovação por testes como IELTS e TOEFL.
Além disso, o candidato não pode ter participado anteriormente de programas de mobilidade internacional do Instituto.
Inscrições e seleção
As inscrições acontecem entre os dias 23 de janeiro e 14 de fevereiro de 2025. Os candidatos devem enviar a documentação solicitada para o e-mail mobilidade@ifsuldeminas.edu.br.
O processo seletivo terá duas etapas: análise documental e entrevista em inglês e português. Os seis melhores da primeira fase serão convocados para a entrevista.
Os estudantes selecionados terão a responsabilidade de providenciar documentos adicionais, solicitar visto e apresentar relatórios periódicos sobre as atividades realizadas durante o intercâmbio.