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Consumidores priorizam pesquisa de preços para volta às aulas, aponta Fecomércio

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Consumidores priorizam pesquisa de preços para volta às aulas, aponta Fecomércio
imagem ilustrativa

Um levantamento do Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 9 e 21 de janeiro, revelou que 57,5% dos 425 comerciantes entrevistados acreditam que os consumidores estão priorizando a pesquisa de preços antes de comprar materiais escolares em 2025. O estudo abrangeu todas as regiões de Minas Gerais e apontou um cenário de cautela no consumo. Com foco na otimização do orçamento, especialmente devido aos custos típicos do início do ano.

Cenário de vendas

Os resultados mostram que 24,5% das empresas registraram um aumento nas vendas de materiais escolares em comparação ao mesmo período de 2024. O otimismo dos comerciantes, ações promocionais e o aquecimento do comércio foram citados como principais razões para esse crescimento. Por outro lado, 19% apontaram piora nas vendas, atribuída à crise econômica, preços altos, distribuição inadequada de materiais escolares pelo município e cautela do consumidor. Para 31% dos entrevistados, o período de volta às aulas não trouxe impacto significativo nas vendas.

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Fluxo de clientes e estratégias de venda

A segunda quinzena de janeiro foi indicada por 44,6% dos comerciantes como o momento de maior movimento, enquanto 40,4% apostam no início de fevereiro para o aumento das vendas. Para atrair consumidores, 40,8% das empresas estão investindo em propaganda e divulgação, e 34,8% estão promovendo liquidações e promoções de itens escolares.

Perfil do consumo

A pesquisa revelou que o gasto médio esperado por consumidor deve variar entre R$ 100 e R$ 300, segundo 47,4% dos comerciantes. Além disso, a maior parte das compras será através do cartão de crédito (54%), seguido por pagamentos via Pix (15,4%).

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A economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, destacou que a inflação acumulada de 4,83% nos últimos 12 meses tem levado consumidores a buscar opções de crédito para atender suas demandas. “É essencial que os empresários ofereçam condições atrativas, como parcelamentos e promoções, além de um atendimento diferenciado, para estimular o setor e impulsionar a economia,” afirmou.

Setores ouvidos

A pesquisa incluiu comerciantes dos segmentos de papelarias, hipermercados, supermercados, lojas de departamento e estabelecimentos de artigos diversos. Gonçalves ressaltou que 23,3% dos entrevistados reforçaram suas equipes para melhorar o atendimento e aumentar as vendas, tornando o período promissor para o setor comercial.

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