Moradores da zona sul usaram as redes sociais para reclamar da qualidade da água recebida em suas casas na manhã desta quinta-feira (23). O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) diz estar ciente da situação, causada em razão das fortes chuvas da noite de quarta-feira.
Os moradores mostram água com a coloração bastante forte saindo das torneiras e chuveiros. O questionamento é que além da impossibilidade de uso há cobranças e ainda o trabalho de limpeza da caixa d’água e dos canos.
De acordo com nota do DMAE, em razão das descargas elétricas houve falta de energia e, consequentemente, a paralisação das operações na Estação de Tratamento de Água (ETA V), responsável pelo abastecimento de cerca de 70% dos bairros da cidade.
Ainda por conta disso, os níveis dos reservatórios da zona sul chegaram ao seu nível mínimo. E quando o fornecimento foi reestabelecido o Departamento teve que abrir descargas em toda a região sul para efeito de drenagem sanitária, afetando temporariamente a coloração da água.
Ainda de acordo com a nota, o DMAE estão trabalhando ininterruptamente para normalizar o abastecimento na região e também a coloração da água. “Ressaltando que não há riscos à saúde das pessoas, pois o acompanhamento da qualidade da água está sendo realizada permanentemente pelo laboratório do DMAE”, diz a nota.