A forte chuva registrada na noite desta quarta-feira (22) causou transtornos para moradores de Poços de Caldas, com interrupções no fornecimento de energia em diversas regiões. Segundo a DME Distribuição, aproximadamente 17 mil unidades consumidoras foram afetadas pelas falhas na rede elétrica.
De acordo com o DME, o temporal, que trouxe uma alta incidência de descargas atmosféricas, atingiu os bairros centrais, as zonas leste e oeste, a área rural e o distrito industrial. Uma das principais causas da interrupção foi a atuação das proteções das linhas de transmissão de 69 kV, o que impactou também o funcionamento da Subestação Osório, localizada na zona oeste.
A intensidade da tempestade foi acompanhada por “clarões” no céu, decorrentes da queda de raios. Com isso, sobrecarregaram a rede elétrica, provocando desligamentos em vários circuitos, entre às 20h43 e às 22h30.
O restabelecimento ocorreu de forma gradual: 8 mil unidades consumidoras foram normalizadas em 1 hora; 3 mil unidades restabelecidas com 1h30. O restante, aproximadamente 6 mil unidades consumidoras, tiveram o fornecimento restabelecido em 1h45.
A DME reforçou que os sistemas de proteção da rede elétrica foram essenciais para evitar danos maiores e garantir a segurança dos equipamentos. Em nota, a empresa orientou a população a tomar medidas de precaução durante tempestades, como evitar o manuseio de aparelhos elétricos e desconectá-los das tomadas sempre que possível. Também foi ressaltada a importância de evitar abrigos em locais abertos ou próximos a árvores durante tempestades com raios.
Além disso, houve registros de alagamento, queda de árvores e muros, além de destelhamento de casa. Relembre clicando aqui.