As instituições assistenciais de Poços de Caldas, que dependem de repasses da prefeitura, enfrentam dificuldades financeiras devido aos constantes atrasos nos pagamentos. Segundo um representante de uma das associações impactadas, que preferiu não se identificar, o problema não é novo.
“Desde que entrei, há cinco anos, os repasses nunca foram feitos na data certa. Sempre recebemos por volta do dia 10 ou 12. No entanto, nos últimos dois meses, a situação piorou significativamente. O pagamento de novembro aconteceu apenas no dia 18 de dezembro, e até hoje, 22 de janeiro, ainda não recebemos o salário de dezembro.”
A associação citada é responsável por seis projetos que envolvem cerca de 80 funcionários, ou seja, 80 famílias sem receber seus salários.
De acordo com o representante, tentativas diárias de contato com o prefeito, o vice-prefeito e a Secretaria de Promoção Social têm sido infrutíferas. Até o início da semana, a justificativa apresentada pela gestão municipal era a necessidade de abrir o orçamento do município devido à mudança de gestão. Apesar da abertura do orçamento, a situação permanece sem solução.
Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Promoção Social informou à Associação que se reuniu com a Secretaria da Fazenda, mas a resposta foi desanimadora: não há previsão para o pagamento.
E, por fim, segundo o representante, todas as outras instituições estão na mesma situação.
Prefeitura
A reportagem do Poços Já procurou a assessoria de imprensa da prefeitura. A resposta sobre o assunto é que os pagamentos serão normalizados até o final do mês.