O Sudeste continua um forno. Temperaturas de quase 40°C foram observadas em áreas dos quatro estados nesta terça-feira, 21 de janeiro e todas as capitais bateram recorde de calor. Belo Horizonte registrou a madrugada e a tarde mais quente do ano. Vitória teve a maior temperatura para 2025 pelo segundo dia consecutivo. O Rio de Janeiro igualou o recorde de calor para este ano. São Paulo Bateu recorde de madrugada mais quente pelo quarto dia consecutivo.
Nesta quarta-feira, o calor continua intenso na região Sudeste do Brasil e ainda beirando os 40°C em alguns locais. O excesso de calor gera nuvens carregadas e há condições para pancadas de chuva à tarde e à noite por quase toda a região.
Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, mas a maioria das áreas do Espírito Santo e também o norte e o leste de Minas Gerais fica fora dos alertas para chuva forte.
E quando vai refrescar? As condições para a chuva tendem a aumentar no final da semana, o que vai ajudar a reduzir a temperatura.
Madrugadas quentes
Não tem sido fácil dormir nas últimas noites em Belo Horizonte. O calor não dá trégua nem na madrugada. Nesta terça-feira, 21 de janeiro, a capital mineira bateu o recorde de madrugada mais quente do ano pelo quinto dia consecutivo.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 23,4°C de temperatura mínima. A média normal da temperatura mínima para janeiro em Belo Horizonte é de 20°C, pelos cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2020.
E depois da madrugada mais quente do ano, a população de Belo Horizonte enfrentou a tarde mais quente do ano com temperatura máxima de 34,4°C. O recorde de calor para 2025 foi estabelecido pelo segundo dia consecutivo. O recorde anterior para maior temperatura deste ano era de 33,7°C, no dia 20 de janeiro.
O calor vem sendo um grande incômodo para dormir durante a noite em São Paulo. Parece que está quente demais? E está! São Paulo bateu recorde de madrugada mais quente do ano até agora pelo quarto dia consecutivo.
Nesta terça-feira, 21 de janeiro, a temperatura mínima na madrugada na cidade de São Paulo foi de 23,9°C.
(Fonte: Climatempo)