Com o objetivo de reduzir riscos, salvar vidas e tornar a MG-290 mais segura, a EPR Sul de Minas anunciou a instalação de 3,3 mil metros de defensas metálicas e 66 terminais absorvedores de energia em 33 pontos estratégicos ao longo dos 97 km da rodovia. A iniciativa, que contempla os municípios de Pouso Alegre, Borda da Mata, Inconfidentes, Ouro Fino e Jacutinga, representa um investimento de R$ 875 mil.
As novas estruturas seguem as normas ABNT NBR 15.486/2016 e são projetadas para oferecer níveis superiores de proteção viária. “A segurança dos usuários está no centro de tudo o que fazemos. As defensas metálicas e os terminais absorvedores de energia representam uma evolução na proteção viária, reduzindo significativamente os riscos em trechos críticos e proporcionando mais tranquilidade para quem utiliza a MG-290”, afirmou Rodrigo Barboza, gerente de engenharia da EPR Sul de Minas.
Tecnologia moderna
Os dispositivos substituem modelos antigos, baseados em normas da década de 1970, que não passavam por testes laboratoriais. Agora, a tecnologia moderna permite maior eficiência no controle de colisões, prevenindo acidentes graves e reduzindo os custos com manutenção.
Benefício regional
Além de proteger motoristas em trechos de curvas acentuadas e de tráfego intenso, a modernização fortalece a infraestrutura de cidades como Pouso Alegre, Borda da Mata, Inconfidentes, Ouro Fino e Jacutinga. Com as novas defensas e terminais, a expectativa é de uma significativa redução nos índices de acidentes e maior tranquilidade para quem trafega pela MG-290.