Trabalhadores vitimados pelas enchentes em Caldas podem fazer o saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O saldo máximo a ser solicitado é de R$ 6.220.
Para realizar o saque, os moradores de Caldas, e também das cidades de Brazópolis e Guaranésia, devem residir nos endereços indicados pela Defesa Civil como locais afetados por calamidade. Além disso, o prazo vai até dia 16 de abril.
Por fim, é importante que os solicitantes se atentem que o benefício não é válido para toda a cidade, mas apenas para os moradores dos CEPs indicados, que são aqueles afetados pelos estragos das fortes chuvas.
Como solicitar
- fazer o download do APP FGTS
- fazer o cadastro com dados pessoais
- ir na opção “solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior selecionar “saques”, em seguida “solicitar saque”
- clicar na opção “calamidade pública”
- informar o nome do município e selecionar na lista
- selecionar o tipo de comprovante de endereço e digitar o CEP e o número da residência
- encaminhar os documentos
- indicar a conta que pretende receber o dinheiro na Caixa ou em qualquer outra institituição financeira.
Estado de emergência
Caldas teve o estado de emergência decretado quinta-feira (16) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Outras oito cidades de minas também se enquadraram na situação após serem afetadas por desastres.
Caldas tem sofrido com as chuvas desde o início do período chuvoso, em especial nos últimos dias de 2024, quando ocorreram diversos pontos de alagamento e inundação. A água invadiu casas, causou danos em telhados, muro de arrimos e entupimento de bueiros, levando famílias a serem desalojadas.
Agora, além dos moradores poderem sacar os valores, as prefeituras estão apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.