Um homem foi preso por exercício ilegal da profissão de oftalmologista neste domingo (20) em Poços de Caldas. Ele é optometrista e, embora tenha qualificação para realizar os exames de avaliação primária da saúde ocular, não pode receitar uso de lentes.
Segundo a Polícia Militar, a prisão se deu em uma operação conjunta com os Procons municipal e de Minas Gerais. O homem atuava em um espaço no bairro Jardim Country Club com consultas marcadas por uma associação.
Os levantamentos apontaram que o homem, que não é médico, após exame dava receita de grau, o que é proibido. Por isso, ele foi preso em flagrante.
Agora, a Polícia Civil deverá investigar o caso.
Entenda a diferença entre optometrista e oftalmologista
A principal diferença entre um optometrista e um oftalmologista é que o oftalmologista é médico, formado na faculdade de medicina e com especialização em oftalmologia. Enquanto o optometrista é um profissional de saúde, formado em optometria, que faz avaliação primária da saúde ocular.
O oftalmologista pode realizar uma avaliação mais global e o optometrista apenas testes não invasivos, como sensibilidade a contraste e visão cromática.