Os estudantes da rede estadual de ensino que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e esperam ingressar em uma universidade pública já podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. As inscrições estão disponíveis até o dia 21 de janeiro e podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Neste ano, Minas Gerais se destaca como o estado com o maior número de vagas, totalizando 34.049 disponíveis. O cronograma oficial e os critérios de seleção estão no Edital nº 35/2024.
Conforme o cronograma, o resultado da chamada regular terá divulgação em 26 de janeiro, e o período de matrículas ocorrerá de 27 a 31 de janeiro. Os interessados também podem participar da lista de espera entre 26 e 31 janeiro.
Para se inscrever, é necessário ter o ensino médio completo, ter participado do Enem 2024 e não ter zerado a redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. Candidatos que se inscreveram como treineiros não podem participar.
Vagas nas universidades estaduais
As universidades estaduais de Minas Gerais, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), também estão oferecendo vagas pelo Sisu, abrangendo diversas regiões do estado.
Na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), há 1.531 vagas em 128 cursos de graduação. Nas áreas de bacharelado, licenciatura e tecnológico. Opções como Medicina, Direito, Psicologia, Administração e Pedagogia estão entre as disponíveis. Mais informações neste link.
Na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), são 520 vagas distribuídas ao longo dos dois semestres letivos. Abrangendo campi nas cidades de Almenara, Brasília de Minas, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, São Francisco, Pirapora e Salinas. Mais informações neste link.
Sisu
O Sisu é um programa do Governo Federal criado pelo Ministério da Educação (MEC) para democratizar o acesso ao ensino superior nas instituições públicas. Regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5/11 de 2012, permite que estudantes do Enem disputem vagas em universidades públicas e institutos federais.