Um operário morreu no fim da tarde de quarta-feira (15) em uma estação de tratamento de esgoto em Cabo Verde (MG). Após um explosão em um reator, uma placa de aço atingiu o trabalhador e o jogou dentro do reservatório.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, era pouco antes das 18h quando eles foram acionados para fazer o resgate de um operário na Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, no município de Cabo Verde.
Imediatamente, a equipe de Busca e Salvamento se deslocou para o local, na rodovia BR 146. Lá eles foram informados que a vítima, de 53 anos, estava trabalhando sobre o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente, uma espécie de reservatório de dejetos, e, por motivo ainda não definido, houve uma explosão. Após a explosão, uma placa de aço foi arremessada e na queda atingiu o operário, projetando seu corpo para o interior do reator. O corpo afundou nos dejetos e não foi mais visto.
Os demais funcionários ainda apontaram o local exato do acidente, a fim de agilizar os trabalhos de resgate.
Com as informações e em conjunto com a equipe da Copasa, os bombeiros traçaram como estratégia esgotar todo volume do reator, cerca de 600m³ de dejetos. Após cerca de cinco horas, o corpo do operário foi visualizado e os bombeiros iniciaram a preparação de equipamentos de proteção individuais, roupas de proteção, iluminação e equipamentos de respiração autônoma para entrar no reservatório e retirar o corpo através de um duto.
O corpo foi acolhido em urna funerária e encaminhado para o Instituto Médico Legal em Poços de Caldas. A perícia técnica esteve no local e irá emitir laudos do caso para investigação.
O operário era natural de Monte Belo, residia e trabalhava em Cabo Verde.