As redes sociais têm tido muitas postagens de reclamação sobre a cor da água que é distribuída em Poços de Caldas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) em alguns bairros, especialmente na zona sul. A cor apresenta tons de marrom e mancha as roupas nas máquina de lavar, além de parecer imprópria para cozinhar e outras tarefas da casa.
Diante da situação, o DMAE divulgou nota sobre o assunto. Explicou que a escassez hídrica de grandes proporções registrada em 2024 impactou os níveis dos mananciais de Poços de Caldas, deixando as reservas abaixo do normal. Com o retorno das chuvas em volumes significativos, os mananciais voltaram a ser abastecidos. Entretanto, o arrasto de materiais residuais acumulados, aliado à presença de ferro e manganês em índices elevados, gerou alterações na coloração da água distribuída.
A nota ainda esclarece que embora a água apresentasse coloração decorrente de resíduos desses metais, técnicos da autarquia garantem que a potabilidade e os parâmetros legais de saúde não foram comprometidos.
Ações para solução do problema
As equipes técnicas do DMAE adotaram uma série de medidas para regularizar a qualidade da água:
- Adição de novos produtos químicos nas Estações de Tratamento de Água (ETAs);
- Ajustes nos processos de tratamento nas ETAs;
- Limpeza química das principais linhas de recalque;
- Nova limpeza dos reservatórios;
- Limpeza química das redes de distribuição com cloro, realizada durante a madrugada;
- Sistema intensificado de descargas sanitárias nas redes de distribuição;
- Atendimento pontual às reclamações dos consumidores.