Em publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, nesta quarta-feira (15), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) autorizou a transferência de diversas linhas intermunicipais da Expresso Gardênia para outras operadoras de transporte. A decisão inclui o aval para que a Viasul Transportes Coletivo Ltda. assuma as linhas:
- 1050: Belo Horizonte / Cássia
- 1075: Belo Horizonte / Poços de Caldas
- 1119: Belo Horizonte / São Sebastião do Paraíso
- 1178: Belo Horizonte / Guaxupé via MG-050
Além disso, o DER também concedeu a anuência prévia para a transferência de outras linhas da Gardênia à Empresa Santa Rita, conforme tabela com destinos como Belo Horizonte, Lavras, Itajubá, Pouso Alegre e Ouro Fino.
Por outro lado, a Max Tour Fretamentos teve seu pedido de transferência de linhas negado pelo órgão.
Histórico
A Expresso Gardênia, em recuperação judicial desde 2020, enfrenta uma grave crise financeira, agravada após a Operação Ponto Final do Governo de Minas Gerais, que apontou irregularidades na frota e no cumprimento de horários. Desde então, diversas linhas da Gardênia têm sido transferidas para outras empresas ou paralisadas temporariamente.
Em setembro de 2024, a Justiça autorizou a transferência de linhas da Gardênia para a Max Tour e a SC Minas, do Grupo Santa Cruz, como parte das tentativas da empresa para reorganizar suas operações e melhorar sua situação financeira.
(Com informações do Diário do Transporte)