Nesta sexta-feira (17), das 18h às 21h, acontece uma audiência pública na Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas. O evento é aberto ao público e visa garantir transparência e publicidade no processo de licitação que selecionará a proposta mais vantajosa para a concessão do balneário. Também serão possíveis sugestões e contribuições da sociedade para aprimorar o processo.
A audiência integra a consulta pública que iniciou em 10 de dezembro de 2024 e segue aberta até 7 de fevereiro de 2025. O propósito é possibilitar a participação ativa de entidades da sociedade civil, turistas, investidores e moradores, promovendo contribuições para a elaboração do Edital de concessão do empreendimento. Mais informações sobre o processo estão disponíveis na página oficial de Consultas Públicas.
Sobre a concessão
A concessão da Thermas Antônio Carlos busca um parceiro privado que tenha expertise na gestão de espaços turísticos. Isso para promover melhorias no empreendimento, integrá-lo a outros atrativos turísticos da cidade e elevar a qualidade dos serviços prestados.
Entre as condições está o compromisso do futuro concessionário em realizar investimentos significativos na conservação e restauração da Thermas e da Fonte Pedro Botelho. Qualquer projeto de modernização e restauro deverá ter aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). E também do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact).
Além de administrar as Thermas com mais eficiência, a concessionária terá o desafio de fomentar a sustentabilidade. E ainda promover a inclusão social e integrar o espaço ao contexto urbano da cidade.