Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).
Obras do aeroporto de Uberlândia iniciadas
Começaram nesta terça-feira (14) as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia. O projeto oficial teve apresentação durante uma coletiva de imprensa, no auditório do terminal. Estiveram presentes autoridades municipais, estaduais e federais, assim como representantes da concessionária Aena Brasil.
As obras estão no Novo Programa de Aceleração do Crescimento e, por isso, devem receber investimentos de R$ 300 milhões. De acordo com a concessionária, a previsão de entrega é de junho de 2026.
Prefeito de Itambacuri assume consórcio
Em eleição que ocorreu na semana passada, o prefeito de Itambacuri, Jovani Santos foi eleito presidente do Consórcio Conservar Mucuri. O consórcio tem sede em Itambacuri, na rua Professor Mendonça, bairro Nossa Senhora de Fátima, e conta com a participação de 19 cidades.
“Sei do tamanho da missão que temos pela frente, e todos podem contar comigo para cuidar do nosso meio ambiente, valorizar o produtor rural e desenvolver a região do Vale do Mucuri. Vamos transformar esse sonho em realidade”, disse.
(Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Estudantes ganham mochilas em Muriaé
Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Educação de Muriaé está distribuindo mochilas escolares para os 10.500 alunos matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo é promover igualdade entre os estudantes e proporcionar as condições necessárias para um aprendizado de qualidade. As mochilas foram projetadas para atender a diferentes faixas etárias, unindo conforto, funcionalidade e adequação às necessidades dos alunos.
A distribuição, que será finalizada até fevereiro de 2025, reafirma o compromisso da administração municipal com a valorização da educação e o cuidado com as crianças e jovens da cidade.
Liquidações impulsionam comércio de BH
As tradicionais liquidações de início de ano prometem movimentar o comércio de Belo Horizonte em janeiro, com expectativa de crescimento de até 2% nas vendas, segundo a CDL/BH, impulsionadas por descontos atrativos e pela demanda sazonal de material escolar.
Após o aquecimento nas vendas da Black Friday e do Natal, lojistas utilizam estratégias como promoções para renovar estoques e atrair consumidores, enquanto o cenário econômico positivo, com melhora no mercado de trabalho e no consumo das famílias, reforça o otimismo do setor.
(Balcão News – Belo Horizonte)
ET de Varginha faz aniversário
O aniversário do ET de Varginha será celebrado com a inauguração de um espaço kids no Memorial do ET, que oferecerá atividades recreativas, bem como a presença dos mascotes da cidade. O evento, com entrada gratuita, ocorrerá no Memorial, localizado no alto da Vila Paiva, em um prédio em formato de nave espacial, no qual visitantes podem conhecer a história da famosa aparição extraterrestre.
Conforme a secretária de Turismo, Rosana Carvalho, o caso é o segundo mais relevante da ufologia mundial, atrás apenas de Roswell, e já atraiu mais de 60 mil pessoas ao Memorial em 20 meses, consolidando o local como um importante ponto turístico da região.
Araxá é destaque em educação
Araxá conquistou o 20º lugar no ranking das melhores cidades brasileiras para investir em educação, segundo a Urban Systems, destacando-se pelo crescimento nas matrículas da educação básica e superior, ampliação de escolas e investimentos de mais de R$ 18 milhões em infraestrutura educacional entre 2022 e 2023.
A cidade implementou educação integral, com aumento de 134% no número de alunos atendidos, além de iniciativas inclusivas, como o CAEI, e programas de apoio às famílias, como kits escolares e transporte público gratuito, consolidando-se como referência no setor educacional.
Indústria de bebidas estima crescimento
A indústria de bebidas em Minas Gerais projeta crescimento de 8% no Carnaval, com destaque para cervejas (12%) e bebidas alcoólicas mistas (26%). Empresas como Lambe Lambe Bebidas e O’Gin Don Luchesi apostam em novos sabores, assim como na expansão logística para atender à alta demanda, iniciando os preparativos com meses de antecedência.
Apesar do otimismo, desafios como alta da Selic e falta de mão de obra qualificada preocupam o setor. Por isso, o segmento busca apoio público para promover marcas locais e fortalecer o mercado regional.