Um carro foi flagrado com um adesivo da bandeira dos Estados Confederados na área central de Poços de Caldas. A imagem é associada a grupos racistas e supremacistas brancos nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
O flagrante registrado em fotos e vídeos circulou nas redes sociais. A maior preocupação é com relação à apologia criminosa, uma vez que a bandeira se tornou símbolo de grupos racistas pelo caráter que ela assumiu logo após a derrota do exército dos Confederados, há mais de 150 anos.
No entanto, apoiadores dizem que ela representa apenas a herança e a cultura do sul dos Estados Unidos. Como uma espécie de homenagem aos soldados confederados mortos na Guerra Civil.
Vale lembrar que embora seja preocupante o uso da bandeira, não é proibido no Brasil. O país considera crime apenas a fabricação, comercialização e uso de imagens com cruz suástica ou gamada para divulgação do nazismo. O delito é previsto pela Lei 9.459, de 1997, que impõe para a infração pena de dois a cinco anos de prisão e multa.
Manifestação
Partidos de esquerda, PCdoB, PV, PT, PSB, UP e Psol, em Poços emitiram nesta terça-feira (14) uma nota sobre o caso. “Poços de Caldas não está sozinha – esses adesivos já foram flagrados em outras cidades brasileiras. Cabe a todos os defensores da democracia denunciar esse crime e lutar para que nosso município respeite os valores democráticos, igualitários e civilizacionais”, diz parte dela.
E destaca a importância de não deixar tal situação se avançar. “A cidade pela qual lutamos é uma Poços desenvolvida, avançada e progressista, com igualdade e justiça social, sem preconceitos e na vanguarda de sua época. Não vamos retroceder!”.
Confira a nota na íntegra
NOTA DOS PARTIDOS DE POÇOS DE CALDAS
O avanço da extrema-direita é uma assustadora realidade no Brasil e no mundo, que ameaça os povos com discursos e práticas de ódio, fake news, negacionismo e ataques à democracia. Em Poços de Caldas, essa escalada autoritária se revela de diversas maneiras. É o caso do uso de um símbolo escravagista – a bandeira norte-americana dos Confederados – adesivado em carros de moradores da nossa cidade.
Nos Estados Unidos do século 19, os Estados Confederados buscavam a continuidade da escravidão negra e de privilégios elitistas. Era a semente da odiosa Ku Klux Klan. Até hoje, a bandeira dos Confederados é usada por grupos racistas e supremacistas brancos dos EUA, que discriminam negros e latino-americanos, defendendo a sujeição da população afro-americana, as deportações em massas, o trabalho precarizado e outros retrocessos.
Poços de Caldas não está sozinha – esses adesivos já foram flagrados em outras cidades brasileiras. Cabe a todos os defensores da democracia denunciar esse crime e lutar para que nosso município respeite os valores democráticos, igualitários e civilizacionais.
Sinal dos tempos, o que queremos é o mero respeito à nossa Carta Magna – a “Constituição Cidadã”. A cidade pela qual lutamos é uma Poços desenvolvida, avançada e progressista, com igualdade e justiça social, sem preconceitos e na vanguarda de sua época. Não vamos retroceder!
Poços de Caldas, 14 de janeiro de 2025
Assinam:
PCdoB, PV, PT, PSB, UP e Psol