A cidade de Porto Murtinho, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, registrou 41,8°C de temperatura máxima sexta-feira, 10 de janeiro. Foi a temperatura mais alta no Brasil em 2025, até agora, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia.
A temperatura acima dos 40°C foi registrada outras vezes nos últimos dias em cidades do sul de Mato Grosso do Sul. Em Porto Murtinho fez 40,1°C no dia 7 de janeiro e 41,2°C no dia 9 de janeiro.
A região de Amambai registrou 40,3°C no dia 10 de janeiro, e foi a segunda mais alta no país neste dia, de acordo com o Inmet.
Esta bolha de calor está concentrada nas áreas a oeste e centro-sul de Mato Grosso do Sul. A capital Campo Grande, também vem registrando temperaturas acima do normal para essa época do ano. No dia 10 de janeiro, a temperatura máxima foi de 36,2°C, a mais alta entre as capitais brasileiras.
Por que está tão quente?
A falta de nebulosidade e de chuva estão permitindo que o centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul tenham muitas horas de sol forte nesses últimos dias, permitindo que o ar se aqueça muito acima do normal.
A chuva e a nebulosidade são importantes reguladores da temperatura diária do ar.
O fenômeno La Niña, que se configurou neste mês de janeiro no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, vem fazendo com que os corredores de umidade se organizem com maior frequência do centro para o norte da região Centro-Oeste do país. Assim, o oeste o centro-sul de Mato Grosso do Sul têm ficado fora das áreas de chuva frequentes e volumosas.
Leia também
2024: O ano mais quente da história e um alerta climático global
(Fonte: Climatempo)