O grupo de estudos “Teatro de máscaras e outras formas animadas” encerrou as atividades de 2024 com sucesso. Sob a coordenação do artista Valber Rodrigues, o projeto ocupou o CEU das Artes durante três meses com aulas abertas e gratuitas.
Assim, a iniciativa trabalhou referências históricas e teóricas do tema, com encontros semanais ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro. Inclusive, o mesmo projeto esteve na rede pública de ensino trabalhando com os alunos as técnicas do teatro de sombras e de bonecos.
O grupo de pesquisa é coordenado pelo ator Valber Rodrigues, bacharel em teatro pela Universidade Candido Mendes-RJ, em parceria com os artistas do grupo teatral Bem me Quer, Jacque Ferrari e Gui Guerriero, como artistas convidados.
Máscaras
A partir do mote pedagógico da linguagem da máscara teatral, a pesquisa tem foco nas teatralidades oriundas do corpo. Desde seu retorno para Poços de Caldas, em 2018, Valber Rodrigues se dedica a projetos culturais que dão continuidade às suas pesquisas em teatro, sobretudo o de formas animadas.
“O jogo da manipulação da máscara exige que os participantes descentralizem do rosto as expressividades e as busquem em corporeidades extracotidianas. Além disso, perpassam a pesquisa outros exercícios que também centralizam no corpo a criação, na busca pela evocação de imagem, sensação e sentido. É sobre essa abordagem que tenho me debruçado nos últimos anos nas minhas criações. O grupo de estudos é o espaço em que divido minhas pesquisas e pretendo que logo seja uma escola de artes permanente”, explica o coordenador Valber Rodrigues.
A ocupação em 2024 aconteceu com patrocínio da prefeitura municipal de Poços de Caldas, com apoio do CEU das Artes e realização do produtor Valber Rodrigues. Os registros do projeto são da fotógrafa Giulianne Martins e a assessoria de imprensa é de João Araújo.
Para mais informações, acesse o site www.valber rodrigues.com.