Entre os 12 estudantes que atingiram a nota máxima na redação do Enem 2024, dois são de Minas Gerais. Um deles, aluno da rede pública de ensino, garantiu um feito inédito no estado, tornando Minas Gerais o único a registrar uma redação nota mil feita por estudante de escola pública. A informação teve confirmação pelo ministro da Educação Camilo Santana, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13).
Além de Minas Gerais, outros estados tiveram estudantes nota mil, incluindo Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, cada um com um representante. O Rio de Janeiro igualou Minas no número de alunos com redação nota mil, somando dois no total.
Minas Gerais também se destacou em números gerais: 331 estudantes mineiros pontuaram entre 980 e 1000. Enquanto 4.397 obtiveram notas entre 950 e 980. A proficiência média do estado na redação foi de 660 pontos. Superando a média nacional e apresentando aumento em relação ao ano anterior, que registrou 645 pontos.
O tema da redação na edição regular do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Enquanto na reaplicação o tema abordado foi “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.
As notas podem ser consultadas estão na página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)