- Publicidade -
22.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Conheça as 15 profissões mais ameaçadas pelo avanço da tecnologia

- Publicidade -
Conheça as 15 profissões mais ameaçadas pelo avanço da tecnologia
imagem ilustrativa

Um relatório feito pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), uma escola de negócios brasileira com sede em Minas Gerais, e publicado nesta última quarta-feira (08), divulgou dados sobre as tendências do mundo do trabalho nos próximos anos. Apontando as quinze profissões que podem ser substituídas pela tecnologia no futuro.

Profissões em declínio

De acordo com os dados da 5ª edição do relatório “The Future of Jobs Report 2025”, pelo menos 15 profissões devem sofrer um declínio até 2030 por conta das atualizações tecnológicas no mundo do trabalho.

- Publicidade -

O objetivo principal desta pesquisa é examinar as macrotendências que impactam os empregos, as habilidades necessárias e as estratégias que podem ser implementadas pelos empregadores em resposta a esses avanços da tecnologia.

As profissões em declínio mais rápido até 2030 e que têm uma “forte tendência pela substituição de tecnologias digitais” são as que estão relacionadas a funções administrativas, secretariais e operacionais.

- Publicidade -
  1. Funcionários de Serviços Postais
  2. Caixas bancários e cargos relacionados
  3. Operadores de entrada de dados
  4. Caixas e atendentes
  5. Assistentes administrativos e secretárias executivas
  6. Trabalhadores de impressão e cargos relacionados
  7. Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
  8. Atendentes e condutores de transporte
  9. Assistentes de registro de materiais e controle de estoque
  10. Vendedores porta a porta, vendedores de jornal, ambulantes e cargos relacionados
  11. Designers gráficos
  12. Peritos de seguros, examinadores e investigadores
  13. Oficiais jurídicos
  14. Secretárias jurídicas
  15. Operadores de Telemarketing

Por outro lado…

Mas por outro lado, a pesquisa afirma que outras profissões deverão ser criadas, com destaque para aquelas relacionadas às tecnologias, como: especialistas em Big Data e Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina. Espera-se que, com essas novas funções no mercado no futuro, haja um saldo positivo de 78 milhões de empregos até 2030 no mundo.

E não é só isso… as exigências relacionadas a habilidades (as chamadas soft skills) também devem passar por mudanças. Segundo o relatório, entre 2025 e 2030, cerca de 39% das habilidades existentes deverão ser transformadas ou se tornarão obsoletas. Até lá, as habilidades mais demandadas incluem pensamento analítico, resiliência, flexibilidade, agilidade, liderança e influência social.

- Publicidade -

Por quê?

Segundo o relatório, a ampliação do acesso digital, tecnologias de IA e processamento de informações, robôs e sistemas autônomos são os principais impulsionadores desse declínio. Mas o envelhecimento e o declínio da população em idade ativa e o crescimento econômico mais lento também contribuem para o declínio das funções administrativas. Entretanto, segundo Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da FDC, “os dados não apontam para um cenário catastrófico”. Conforme o especialista, o saldo de empregos criados vai ser positivo, mesmo tirando as profissões que serão eliminadas no futuro

(fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!