Pensando no calendário de feriados e pontos facultativos, o setor de alimentação fora do lar já se prepara para o aumento no faturamento durante os chamados feriadões em 2025. Além dos feriados, datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também costumam aumentar o movimento nos estabelecimentos.
Dias úteis
Os feriados em dias úteis são pontos estratégicos para bares e restaurantes. Esses períodos costumam movimentar o setor, especialmente em regiões turísticas, onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. E mesmo nas regiões metropolitanas, com mais tempo disponível, os consumidores aproveitam os feriados para sair, confraternizar e consumir fora de casa, gerando um impacto direto no aumento da receita dos estabelecimentos.
Sul de Minas
De acordo com o presidente da Abrasel no sul de Minas André Yuki, os feriadões têm um impacto positivo tanto no setor de alimentação fora do lar quanto na rede hoteleira, especialmente em destinos turísticos.
“No sul de Minas, regiões como Poços de Caldas, São Thomé das Letras, Circuito das Águas, Lago de Furnas e Monte Verde são exemplos de locais que podem se beneficiar enormemente desses períodos. Essas cidades atraem muitos turistas em busca de descanso, clima ameno e belezas naturais. Com mais tempo disponível, é comum que os visitantes frequentem bares, restaurantes e cafeterias locais, gerando um aumento considerável no faturamento desses estabelecimentos. Além disso, festividades e eventos locais durante os feriados podem atrair ainda mais pessoas”, ressaltou Yuki.
Ainda segundo o presidente, preparar-se para esses períodos, oferecendo cardápios especiais, promoções e experiências únicas, pode ser a chave para capitalizar essa demanda crescente e fidelizar clientes. “A expectativa é que 2025, com seu calendário favorável, traga ótimas oportunidades para o setor em todo o sul de Minas Gerais”, concluiu.
O otimismo do setor também é mostrado na pesquisa da Abrasel do mês de dezembro. Quando 73% dos entrevistados disseram esperar um aumento nas vendas do primeiro trimestre (em comparação a 2024). Contudo, a inflação continua sendo um dos grandes desafios para o setor. Quase um terço dos estabelecimentos (32%) não conseguiram reajustar os preços nos últimos 12 meses.
(Fonte: Abrasel Sul de Minas)