Nesta semana, o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas realizou uma reunião estratégica com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Rafael Tadeu Conde Maria e o coordenador da Defesa Civil Mauro Barbosa. O objetivo foi discutir pautas relacionadas ao enfrentamento do período chuvoso.
O encontro também discutiu o reforço do monitoramento das áreas de risco, alinhamento de aspectos do Plano de Contingência para chuvas intensas e acompanhamento das ações de mitigação. Além disso, foi destacada a importância de fortalecer a prevenção e a resposta a ocorrências comuns deste período. Como alagamentos, deslizamentos e outros desastres relacionados a chuvas fortes.
Conforme o secretário Rafael, a iniciativa é essencial para garantir a segurança da população. “Essas ações conjuntas são fundamentais para prevenir e minimizar os impactos das chuvas. Estamos alinhados com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para reforçar a proteção das áreas vulneráveis e responder de forma rápida e eficiente em caso de emergências”, destacou.
Para Mauro Barbosa, coordenador da Defesa Civil, o trabalho integrado é ainda mais importante nesta época do ano. “A cidade é monitorada constantemente, mas, durante o período chuvoso, a atenção precisa ser redobrada. A integração entre as forças de segurança é essencial para proteger a população e minimizar os impactos das chuvas intensas”, afirmou.
Orientações
Evite áreas de risco: Não permaneça em locais suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos, como encostas e margens de rios.
Desobstrua calhas e ralos: Mantenha as calhas de sua residência limpas para evitar acúmulo de água.
Acompanhe os alertas meteorológicos: Fique atento às previsões do tempo e aos comunicados oficiais da Defesa Civil.
Evite transitar por vias alagadas: Nunca tente atravessar ruas inundadas, pois o risco de ser arrastado pela correnteza é alto.
Tenha um plano de emergência: Em áreas de risco, mantenha documentos e itens essenciais em um local de fácil acesso para uma possível evacuação.
A Defesa Civil reforça que, em caso de emergências, a população deve acionar os serviços pelo telefone 199 ou 193. A integração entre os órgãos municipais e estaduais garante maior eficácia na resposta aos desafios do período chuvoso.