Neste domingo e segunda-feira, 5 e 6 de janeiro, criminosos levaram cabos elétricos da Estação Elevatória de Esgoto 7, no Jardim Kennedy, afetando as operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 3). A equipe de manutenção do DMAE foi acionada e a ação imediata dos operadores impediu consequências mais graves ao sistema.
O problema de furtos é recorrente. E resulta em impactos nas ações do DMAE e prejuízos ao erário público, já que materiais e equipamentos precisam ser repostos. Além dos custos de manutenção, pela necessidade do deslocamento de servidores.
Furtos de hidrômetros
Outra situação é o furto de hidrômetros de residências. Nesse caso, a primeira atitude do consumidor é abrir boletim de ocorrência para posterior apresentação ao DMAE. E assim ficar isento da aplicação de multa para ressarcir eventuais prejuízos ao departamento.
Nunca é demais lembrar: quem compra hidrômetros furtados comete crime de receptação, podendo resultar em pena de um a quatro anos e multa.
O modelo atual de padrão de ligação de água do DMAE (caixa metálica), cujo hidrômetro fica instalado na parte interna da caixa, dificulta a ação de criminosos. Por essa razão, existe a orientação do setor comercial para a mudança do local do padrão dos imóveis que possuam suas ligações em antigos cavaletes galvanizados.