No último sábado (4), a capela de Santos Reis, na zona leste de Poços de Caldas, recebeu o Encontro de Companhias de Santos Reis. Em uma celebração marcada por fé, música e tradição, nove companhias se reuniram para celebrar a Folia de Reis no município.
O evento já se consolidou como parte do calendário cultural poços-caldense e tem o objetivo de valorizar e preservar as manifestações culturais tradicionais. O encontro teve presença do prefeito Paulo Ney, entre outras autoridades, junto com turistas e moradores movidos pela fé e pelo interesse na cultura local.
O encontro é sempre realizado no sábado mais próximo de 6 de janeiro, Dia de Santos Reis. Este ano, participaram as companhias Benedito Luiz da Costa (Sr. Ditinho), Córrego D’Antas, Três Reis Santos, Pedro Gomes, Sr. José Vitor, Bons Caminhos, Sul das Gerais, Brasil Esperança (Sr. Amadeu) e Sr. Corumbi.
Tradição
A festa, de origem portuguesa, revisita a jornada dos três Reis Magos a Belém, em busca do Menino Jesus. Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis.
Os cortejos, formado por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões) percorrem toda a região rezando através do canto. Pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam. Numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras. Eles representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.