Em uma medida de preservação histórica e cultural, o prefeito de Poços de Caldas Sérgio Azevedo sancionou o Decreto 14.680, que dispõe sobre o tombamento do gabinete do prefeito municipal, localizado na avenida Francisco Salles, 343. A decisão foi tomada em virtude do caráter simbólico e histórico do local, que por mais de 100 anos serviu como sede do Poder Executivo municipal.
História
O edifício que abriga o gabinete foi inaugurado em 1911, projetado pelo engenheiro José Piffer. E foi palco de importantes decisões governamentais ao longo de mais de um século. A edificação, que faz parte do patrimônio arquitetônico da cidade, é um exemplo da arquitetura art nouveau e foi projetada juntamente com outros importantes marcos da cidade, como o Cineteatro Polytheama e o Grande Hotel.
Durante 113 anos, o edifício foi sede do governo municipal e agora, com a transferência da prefeitura para o novo Centro Administrativo em novembro de 2024, o gabinete do prefeito terá preservação como um símbolo da história administrativa da cidade. O decreto busca garantir que o local, que também abrigará a Galeria dos Prefeitos, seja mantido e protegido para futuras gerações.
Conteúdo do tombamento
O tombamento abrange a área do atual gabinete. E incluindo a Sala da Galeria dos Prefeitos, a Sala de Espera, o Gabinete do Prefeito e do Secretário de Comunicação Social. E o acesso que contém divisórias de madeira e vidro fosco com o brasão da prefeitura.
O tombamento visa garantir a preservação do espaço e o uso adequado do patrimônio. Com a obrigatoriedade de aprovação pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact) para qualquer intervenção. Como alterações no layout, substituições ou uso para eventos e visitas. Além disso, atividades de limpeza e zeladoria rotineira podem acontecer sem a necessidade de análise prévia, desde que não impactem as características do espaço.
Restauração e preservação
O decreto também estipula que, em caso de danos ao local ou aos itens tombados, será necessário um plano de restauração ou recomposição dos objetos e do espaço. Aprovado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Condephact.
A listagem dos bens móveis que compõem o gabinete do prefeito e o inventário iconográfico do local terão registros no Livro do Tombo Histórico. Garantindo a preservação da memória e a importância do edifício como patrimônio cultural de Poços de Caldas.