A Usina Hidrelétrica de Caconde, cidade paulista vizinha a Poços de Caldas, administrada pela Auren Energia, retomará nesta quarta-feira, 1º de janeiro, sua vazão defluente original (quantidade de água liberada) de 32 m³/s. Nos últimos três meses, a vazão foi reduzida para 20 m³/s, conforme autorização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana) e supervisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A medida teve como objetivo garantir os usos múltiplos da água durante a estiagem que afetou a Bacia do Rio Pardo.
Durante o período de estiagem, o reservatório da usina chegou a 22,64% da capacidade em outubro de 2024, devido à baixa ocorrência de chuvas. Contudo, as boas chuvas de novembro e dezembro, somadas à operação ajustada, permitiram a recuperação do nível do reservatório. Que ultrapassou 50% da capacidade em 25 de dezembro.
Sérgio Silva, gerente executivo de geração hidrelétrica da Auren Energia, reforça a importância dos reservatórios para equilibrar períodos de cheia e estiagem. “Estamos monitorando continuamente os reservatórios e mantemos contato próximo com as agências reguladoras e o ONS para implementar as melhores soluções quando necessário”, afirmou.