O prefeito eleito de Poços de Caldas Paulo Ney (PSDB) segue anunciando os nomes do secretariado que irá compor seu governo em 2025. A relação está sendo divulgada aos poucos desde a tarde da última sexta-feira (20), nas redes sociais.
Desenvolvimento Econômico
Franco Otávio Tobias Martins, de 44 anos, vai permanecer na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele é o titular da pasta desde 2023. Formado em Administração de Empresas, Franco tem especialização em Gestão de Pessoas e Liderança. Na vida associativa, atuou como vice-presidente da Associação Atlética Caldense por três mandatos consecutivos (2011 a 2016).
Fazenda
Alexandre Lino Pereira, de 54 anos, continua na secretaria da Fazenda. É formado em Ciências Contábeis pela Unifae e atua como servidor público municipal há 30 anos, pois ingressou no cargo de contador por concurso em 1994.
Com vasta experiência em gestão financeira, foi diretor da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos de Poços de Caldas (Coopoços), presidente do Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal (Coparp) por três anos e dirigiu o Departamento de Contabilidade da Prefeitura por 19 anos. Desde 2017, ocupa o cargo de secretário municipal da Fazenda.
Obras
José Benedito Damião segue como secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas. Ele iniciou sua trajetória como técnico em edificações. Como coordenador da Zona Oeste (2016-2018), destacou-se na gestão de demandas regionais, sendo promovido a secretário-adjunto de Obras em 2018. Logo depois, assumiu a titularidade da pasta. Foi responsável por obras como Centro Administrativo, Alameda Poços, Escola Nicolina Bernardes, CEI Sonho Dourado, revitalização da Praça dos Macacos e o programa de asfaltamento. Além disso, coordenou o projeto “Nosso bairro está de volta”.
Paulo Henrique Gonçalves Ribeiro será o secretário-adjunto. É graduado em Engenharia Civil pela PUC e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ambiental e Saneamento Básico, além de ter MBAs em Gestão de Projetos e Gestão Pública. Atuou como Engenheiro Fiscal de Obras Públicas e desenvolveu projetos estruturais na secretaria de Obras. Atualmente, está à frente do Departamento de Manutenção, Comunicação e Informática; foi um dos responsáveis pela concepção do Centro Administrativo e da Alameda Poços. Também foi representante no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.
Assistência Social
Marcela Cavalho, de 37 anos, será a responsável pela secretaria de Assistência Social na próxima gestão. Ela é a atual secretária da pasta, ou seja, deve permanecer no cargo na gestão Paulo Ney, que tem início ano que vem.
Marcela é graduada em Educação Física, pós-graduada em Fisiologia, assim como em Gestão Pública. Atua na área pública como secretária municipal de Promoção Social desde 2023 e é membro titular do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher. Já atuou como diretora administrativa da Secretaria de Promoção Social, diretora do Balneário Mario Mourão, na Secretaria de Turismo, bem como na assessoria de Atividades Esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer.
Turismo
A gestão Paulo Ney começa com o secretário de Turismo Arison Siqueira, de 42 anos. Bacharel em Administração pela PUC Minas, é empresário em diversos setores, fundador da Associação de Ciclistas de Poços de Caldas e idealizador da Rota do Vulcão Cicloturismo, iniciativa que coloca a cidade no mapa do cicloturismo nacional.
De acordo com a publicação nas redes sociais, o objetivo do secretário será “unir forças, conectar pessoas e organizações e impulsionar o desenvolvimento turístico com criatividade e impacto positivo.”
Procuradoria-geral
O terceiro nome, divulgado na tarde deste sábado, é o da servidora pública Vanessa Cristina Gavião Bastos, atual procuradora-geral do Município. Dessa forma, continua no cargo na gestão Paulo Ney.
Vanessa é servidora pública municipal há aproximadamente 17 anos, doutoranda em direito do trabalho pela PUC Minas e mestre em direito constitucional pela FDSM. Advogada e professora universitária, exerce o cargo de procuradora-geral do Município desde 2021.
Educação
O segundo nome divulgado pelo prefeito eleito foi o do secretário de Educação. O escolhido para ocupar a pasta é Marcus Lemos, de 39 anos, administrador de empresas com graduação na PUC Minas.
Marcus é fundador da Nubbi, uma EdTech de ensino profissionalizante. Além disso, a iniciativa já recebeu prêmio do Financial Times e foi destaque pela Fundação Dom Cabral e pela Revista Exame.
Governo
Paulo Ney divulgou também o nome do secretário de Governo. O escolhido para o cargo é o professor José Carlos Trinca Zanetti, de 43 anos.
Doutorando em Direito pela PUC Minas e mestre em direito pela Universidade de Ribeirão Preto, é especialista em direito processual. Zanetti é docente na graduação, assim como na pós-graduação em direito na PUC Minas.
*Em atualização.