Acontece neste sábado (28) um espetáculo que irá reunir mestres da arte musical de Poços de Caldas e de outras localidades. Uma jam session para tocar música de qualidade de forma improvisada, sem ensaios prévios ou partituras. O termo “jam” vem das iniciais “jazz after midinight” e surgiu nos anos 1950 nos Estados Unidos, quando os músicos de jazz se reuniam depois da meia-noite para tocar.
O evento terá também uma ação social em prol da Associação dos Voluntários Contra o Câncer (Avooc) com a arrecadação de alimentos e contribuições.
Esta jam session será um espaço aberto para que qualquer instrumentista profissional possa participar. Elas são uma ótima oportunidade para experimentar novas ideias, explorar diferentes estilos musicais, interagir com outros músicos, contribuir para a formação de plateia da música de qualidade, reviver clássicos imortais com a finalidade educativa, promover o intercâmbio entre músicos, dar espaço para que artistas jovens possam tocar e exercitar a improvisação.
O evento será aberto, mas com a exigência de um certo nível de proficiência e conhecimento sobre blues, jazz e rock.
Tradição
Esta produção cultural é uma tradição em Poços de Caldas, que se destaca desde a década de 1990, quando o músico Luciano Boca formou a banda 34 Blues, com os amigos Renato Maran e Marco Querubini. Logo em seguida, o projeto tomou força com a criação do Poços de Caldas Blues & Jazz Festival, (também idealizado por Luciano Boca), que contou com a participação inúmeros músicos brasileiros e várias celebridades do blues norte-americano. Como Lil Ray Neal, Michael Dotson, Harmônica Hinds, o lendário pianista de Howlin’ Wolf, o grande mestre Henry Gray e o lendário cantor do blues de Chicago Mr. Tail Dragger.
Continuidade
A jam session desta vez é um projeto do músico Pedro Bluesboy (filho de Luciano Boca). Aprovado no edital de patrocínios a projetos culturais da Secretaria Municipal de Cultura. Tem direção e produção de Luciano Boca. A banda base terá em sua formação nos vocais e harmônicas Luciano Boca, Pedro Bluesboy & Ivan Márcio de São Paulo, o “Harp Attack”. Ainda Renato Maran (guitarra), Guilherme Cabral (baixo), Willian Batiston (piano), João Paulo Ayres (bateria). Contará com muitas participações, destacando o guitarrista e produtor cultural Sandro Nogueira, de Pouso Alegre. E ainda o guitarrista Luiz Aliende e a gaitista Patrícia Zanetti (Jam Makers Blues Band) de São João da Boa Vista. Também Marco Querubini (guitarra), Rodrigo Lee (vocal), Gustavo Floresta (guitarra), Mateus Bernardes (bateria), Erick Caran (guitarra), Eugênio Adami (sax), entre outros.
Entrada franca
O evento vai acontecer na Ziel Cervejaria, avenida Mansur Frahya, 1225 – Jardim Elizabete, e terá entrada franca. A casa estará aberta ao público a partir das 18h para quem quiser acompanhar a passagem de som ou se inscrever para participar do espetáculo.