Quais presentes celestiais o céu noturno tem para nós neste Natal? De planetas brilhantes a padrões estelares incomuns e objetos de céu profundo – tente avistar todos!
“Estrelas de Natal”: Vênus, Júpiter, Marte, Mercúrio, Sirius
Na tradição cristã, a “Estrela de Natal” é o objeto celeste misterioso que guiou os Magos até o local de nascimento de Jesus em Belém. Usamos esse termo metaforicamente para descrever objetos particularmente brilhantes (principalmente planetas) que você pode ver durante a temporada de festas.
O planeta brilhante Vênus brilha baixo acima do horizonte sudoeste no céu noturno. Procure-o na constelação Capricórnio – é facilmente visível a olho nu.
O maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, atingiu seu brilho máximo durante a oposição com o Sol em 7 de dezembro. No entanto, ele continua sendo uma visão espetacular durante o resto de dezembro e até meados de janeiro. Você pode facilmente ver Júpiter com o olho nu como um ponto laranja brilhante no céu noturno. Até mesmo binóculos modestos permitirão que você vislumbre suas maiores luas. O planeta estará visível à noite e à noite na constelação Touro.
O vermelho Marte nasce logo após o por do sol e permanece no céu a noite toda. Procure-o na constelação Câncer. O Planeta Vermelho está se movendo em direção à sua oposição em 16 de janeiro, então ele ficará cada vez mais brilhante até o final de dezembro.
Logo na manhã de Natal, o universo oferece um presente especial para os madrugadores: o elusivo planeta Mercúrio brilhará intensamente no céu da madrugada. Em 25 de dezembro, Mercúrio atingirá sua maior elongação ou a maior distância do Sol no céu. Este é o melhor momento para observar este planeta, que fica escondido no brilho do Sol na maior parte do ano. Procure Mercúrio antes do nascer do sol na constelação Ofiúco.
O azul Sirius – a única estrela real nesta lista – aparece acima do horizonte no sudeste por volta das 19h30. Ele atinge seu ponto mais alto no céu do sul logo após a meia-noite. O alto brilho da estrela e sua posição baixa no céu fazem com que ela cintile em várias cores. Então ela definitivamente chamará sua atenção! Você encontrará Sirius na constelação Cão Maior.
Presente de Natal: Órion
A constelação Órion, um dos padrões mais reconhecíveis no céu noturno, brilha intensamente durante a temporada de festas, assemelhando-se a um “presente de Natal cósmico”. Já pensou nela dessa forma? Quatro estrelas brilhantes (Betelgeuse, Bellatrix, Saiph e Rigel) delimitam o pacote, enquanto as três estrelas no asterismo (padrão de estrelas) Cinto de Órion (Alnitak, Alnilam e Mintaka) formam uma fita cintilante!
Se você “desembrulhar” esse presente celestial usando seus binóculos, encontrará a magnífica Nebulosa de Órion, localizada logo abaixo do Cinto de Órion. Em uma noite clara, você também pode avistá-la a olho nu como uma mancha difusa e fraca. Que esse berçário estelar, onde novas estrelas nascem, inspire o espírito de renovação e maravilha que a temporada de festas traz!
Mais informações sobre outros astros visíveis neste período acesse aqui
(Fonte: https://starwalk.space/pt)