A população em situação de rua de Poços de Caldas também vai poder celebrar o Natal. Nesta quarta-feira, 25 de dezembro, um almoço festivo vai marcar a data a partir das 11h30, no Centro POP de Poços de Caldas, na avenida João Pinheiro.
O cardápio contará com arroz, tutu de feijão, salada de batata e costela bovina. Além dos alimentos destinados pelo Restaurante Popular, responsável pela produção das refeições, o Centro POP também recebe doações de carnes, massas, saladas, doces e refrigerantes de parceiros como empresas, hotéis e pessoas físicas.
O almoço de Natal do Centro POP é uma realização da Secretaria Municipal de Promoção Social, com a participação de voluntários e servidores. A organização espera a participação de 70 pessoas na edição deste ano. A iniciativa foi idealizada em consonância com a Politica de Assistência Social, que entende a pessoa em situação de rua como um sujeito de direitos.
“Exatamente por estarem nessa condição muitos usuários do Centro POP não têm a possibilidade de celebrar as datas comemorativas. Daí a relevância de iniciativas como essa, que têm como objetivo ofertar oportunidade às pessoas em situação de rua para que elas possam ressignificar suas trajetórias de vida. Com iniciativas como o almoço especial de Natal elas se sentem acolhidas e integradas e podem celebrar e confraternizar”, ressalta a secretária municipal de Promoção Social Marcela de Carvalho.
Rede de Atendimento
Em Poços, a rede de atendimento da pessoa em situação de rua tem como porta de entrada o Serviço de Abordagem Social, que funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é encaminhada ao Centro POP ou a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir. Além da busca ativa, o serviço atende também a demanda da comunidade, pelos telefones 156 e 3697-2645.
No Centro POP, é possível tomar banho, lavar roupas, se alimentar, participar de oficinas de convivência e passar por atendimento com psicólogos e assistentes sociais, além do encaminhamento aos abrigos, casas de passagem, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Consultório na Rua. No caso de migrantes, é feito também o redirecionamento à cidade de origem. Hoje, o município trabalha em colaboração com duas casas de passagem e dois abrigos permanentes.