Dezembro e janeiro são meses de férias escolares e também de férias coletivas em muitos setores da indústria. É época de descansar, passear e experimentar coisas novas. Mas também é quando os temporais ficam mais frequentes e acontecem em muitas tardes e noites, em quase todo o Brasil.
Se você vai viajar para as festas de Natal e Ano Novo, e também já pensando no período de férias, fique atento a algumas situações meteorológicas muito comuns nesta época do ano, que podem causar transtornos e até inviabilizar a sua viagem.
Ar abafado e calor
O ar quente úmido predomina sobre o Brasil nesta época do ano deixando o ar abafado quase o tempo todo. Fique atento para a hidratação especialmente dos idosos e das crianças. Não esqueça de levar as garrafinhas de água durante a viagem.
Cuidado para não se alimentar com comidas pesadas durante a viagem. A combinação de abafamento e excessos alimentares, em geral, não faz bem.
Se você levar animais de estimação para viajar, atenção com alimentação e com a hidratação dos bichinhos.
Se a previsão do tempo for de pouca nebulosidade e pouca chuva para o trajeto da sua viagem, significa que você vai enfrentar maiores períodos com sol forte e calor intenso. Isto pode deixar a viagem desconfortável especialmente, se você não tiver ar condicionado no carro.
Pancadas de chuva frequentes
As pancadas de chuva desta época do ano ocorrem principalmente à tarde e à noite. Muitas vezes, a chuva cai intensa, mas não se prolonga por muitas horas. É bastante comum passarmos por uma chuva forte e pouco tempo depois a chuva diminui ou até mesmo para.
Não esqueça de checar o estado das palhetas do limpador de para-brisas. Elas ressecam com o calor intenso e deixam de ser eficientes na hora de retirar a água da chuva do vidro frontal do carro.
Uma chuva forte, mesmo em pouco tempo, deixa a pista molhada exigindo diminuição da velocidade e atenção redobrada ao dirigir.
Se estiver numa situação com muitos raios e não quiser dirigir, pare o carro num local seguro, fique dentro do carro, mas não encoste nas partes metálicas.
Procure não usar o celular numa situação de temporal. Espere a chuva e a atividade de descargas elétricas diminuírem.
Não tente passar com o veículo em alagamentos, especialmente onde você não consegue ver a rodovia ou ruas da cidade.
(Fonte: Climatempo)