A extração de terras-raras, elementos químicos estratégicos amplamente utilizados na produção de tecnologias avançadas, tem gerado apreensão na vizinha Caldas, no sul de Minas. O município, que abriga uma das principais reservas desses minerais no Brasil, enfrenta debates sobre os possíveis impactos ambientais que a atividade pode acarretar, especialmente no que se refere à contaminação do solo, água e ar.
Diante da preocupação dos moradores da região e depois de uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal para discussão do assunto, o vereador Daniel Tygel (PT) planejou e requisitou uma reunião com a ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos, em Brasília-DF.
E, nesta terça-feira (17), Tygel pode avançar na pauta relacionada à exploração de terras-raras conversando com a própria ministra, que o recebeu em audiência. Estiveram com ele também na reunião os deputados federais, pelo PT, padre João, Rogério Correia e Dandara. Todos reforçaram a necessidade de um modelo de exploração planejado, sustentável e que respeite o meio ambiente e a identidade local.
“A preocupação central está em evitar que a extração mineral cause impactos ambientais negativos e que a região fique apenas com prejuízos ambientais e econômicos. A reunião com a ministra foi extremamente produtiva e benéfica. Ela destacou que o Brasil não deve repetir o modelo de exportação primária das terras-raras. E, como venho afirmando, é preciso priorizar o desenvolvimento da cadeia produtiva, especialmente para fins pacíficos e de transição energética”, pontua o vereador.
Caldas na mesa de discussão
De acordo com ele, a reunião destacou pontos essenciais. “Coloquei Caldas na mesa de reunião com as autoridades na capital federal. Deixei claro que queremos progresso, aliado à preservação ambiental, às tradições culturais, agrícolas e turísticas de Caldas. Além de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para gerar empregos de qualidade, desejamos garantia de controle dos impactos ambientais e respeito à população local. E, acima de tudo, inclusão de Caldas nas políticas de financiamento e no diálogo nacional”, explica Daniel Tygel.
Além disso, o vereador destacou, na conversa com a ministra, a importância de envolver a comunidade local em debates e tomadas de decisão. “É essencial a busca de construir um futuro com sustentabilidade e geração de oportunidades para as próximas gerações. Após a minha estada em Brasília tenho certeza que o nosso município passa a ocupar lugar de destaque em negociações nacionais sobre o tema da mineração”, finaliza.