- Publicidade -
24 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Musicalização na Infância: projeto conclui atividades com alegria e muita arte

- Publicidade -
Musicalização na Infância: projeto conclui atividades com alegria e muita arte
Foto Priscila Veiga

O projeto Musicalização na Infância encerrou as atividades de 2024 com sucesso. Realizada pelo Coletivo Fanfarra, a iniciativa atendeu cerca de 70 crianças do Programa Municipal da Juventude (PMJ) no Centro Social Urbano.
De acordo com o grupo, os quatro encontros ocorreram nos meses de novembro e dezembro, com o objetivo de levar aos jovens diferentes linguagens artísticas. Entre as atividades propostas estavam brincadeiras musicais e teatrais, como “a maior banda do mundo”, jogos de rimas e improvisos, exercícios de expressividade, apresentações de mágica, manipulação de bonecos e interações com a menor máscara do mundo: o nariz de palhaço.
Os jovens tocaram diferentes ritmos com o auxílio de violão, pandeiro, ukulelê, tambores, pandeiros, pratos, chaves feitas de bambu e chocalhos de material reciclado. Além disso, os participantes receberam uma “carimbada musical” no braço, com a marca de uma colcheia (figura musical).

Expressividade

Foi assim, com muita alegria e diversas práticas, que o coletivo trabalhou questões técnicas da arte, incluindo noções de parâmetros musicais, e estimulou o desenvolvimento da socialização e cognição das crianças.
“A arte é uma linguagem de expressividade. Quando acessada, um mundo de possibilidades se abre e é através dela que é possível nos conectar com nosso mundo interior e conhecer a nós mesmos com profundidade”, comenta a artista Julia Montezano.
O Musicalização na Infância aconteceu por meio do edital 11/2024 da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, que selecionou propostas para compor a programação cultural nas unidades do PMJ.

- Publicidade -

Coletivo Fanfarra

O Coletivo Fanfarra, criado em 2022, é formado pelos artistas Carine Michelucci (palhaça Gambiarra), Julia Montezano (palhaça Xapuleta) e Valber Rodrigues (palhaço Supetão).
Julia Montezano é graduada em Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e, desde 2016, pesquisa a intersecção das linguagens do teatro e da música como procedimento de ensino/aprendizagem.
Carine Michelucci é atriz e palhaça, formada no curso profissionalizante em teatro na Casa das Artes. Com o espetáculo autoral “A Melhor Idade” se apresentou no Galpão Cine Horto, na programação de um dos maiores festivais do país. Com premiação na 6ª edição do Prêmio Benigno Gaiga.
Valber Rodrigues é graduado em Teatro pela Universidade Cândido Mendes. E, desde 2018, atua no fomento à descentralização do teatro em Poços de Caldas por meio de espetáculos e oficinas.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!