26 C
Poços de Caldas

Floresta de Bolso completa sete anos com 2.200 árvores plantadas em áreas urbanas

PUBLICIDADE
Floresta de Bolso completa sete anos com 2.200 árvores plantadas em áreas urbanas
Primeira Floresta de Bolso implantada em Poços tornou-se um importante espaço de lazer

O projeto Floresta de Bolso, parceria da Alcoa Foundation com a Associação Poços Sustentável (APS), conclui sete anos de sucesso com o plantio de mais de 2.200 mudas de árvores em áreas urbanas. E uma conquista importante: a iniciativa foi selecionada para integrar o Guia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP 16, realizada em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro.

Transformação

Desde o seu início, em 2017, quando foi implementada a primeira Floresta de Bolso na avenida Irradiação, entre os bairros Santa Ângela e Vitória, em Poços de Caldas, o projeto transformou a área em um importante espaço de lazer e prática de exercícios físicos para as comunidades locais. Ao longo destes sete anos, foram implementadas mais sete Florestas de Bolso em Poços de Caldas e uma em Andradas, com a previsão de mais uma edição em breve.

PUBLICIDADE

“A iniciativa faz parte da estratégia de atuação responsável da Alcoa, que se compromete com a preservação da biodiversidade e a geração de valor compartilhado e de longo prazo para as comunidades onde atua”, afirma Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, reforçando que a empresa também conta com parcerias com instituições de ensino para pesquisas e um Parque Ambiental.

PUBLICIDADE

Pocket garden

Terezinha Couto, diretora executiva da APS, explica que o Floresta de Bolso é uma adaptação do termo “Pocket Garden”, técnica disseminada em países europeus e nos Estados Unidos que recria jardins em pequenos espaços urbanos sem utilização, contribuindo para a manutenção da fauna, principalmente abelhas.

“A ideia do projeto Floresta de Bolso traz um significado semelhante, porém adaptado à nossa flora, em que o objetivo é recriar pequenas florestas urbanas com espécies nativas da Mata Atlântica, trazendo os benefícios das árvores para ambientes impactados ou degradados”, explica.

“Antes da implementação da Floresta de Bolso, o espaço era degradado. Hoje está maravilhoso, com os moradores acolhendo a iniciativa e ajudando a cuidar da área para mantê-la preservada. Temos diversas espécies de animais, além de um ar de melhor qualidade”, comenta Sebastião Ferreira, vizinho à Floresta de Bolso.

 

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Adote a Cessy
POÇOS JÁ PET

Adote a Cessy

Linda cachorrinha para adoção responsável

PUBLICIDADE
Don`t copy text!