- Publicidade -
18.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Ambulatório Trans: ampliação dos cuidados e inclusão

- Publicidade -
Ambulatório Trans: ampliação dos cuidados e inclusão
Foto Michelle Veloso

O Centro de Referência em Cuidado Transespecíficos, conhecido como Ambulatório Translação de Poços de Caldas, apresenta o balanço das atividades realizadas ao longo do ano de 2024, destacando avanços significativos no acolhimento e cuidado com a população trans do município.

Atendimentos (janeiro a dezembro de 2024)

Psicologia: 534
Medicina: 180
Atividades externas (matriciamentos, capacitações, palestras): 37

- Publicidade -

As atividades externas foram focadas na conscientização e sensibilização sobre as vivências da população trans e suas demandas em saúde, envolvendo instituições de ensino, universidades e organizações locais.
Inaiara, coordenadora do serviço desde março de 2024, compartilhou sua experiência. “Cheguei ao Ambulatório em março de 2024 e encontrei um serviço que não conhecia. Fui descobrindo um mundo novo e a necessidade de termos um local específico para cuidar de pessoas tão especiais. O Ambulatório vai muito além do processo transexualizador. Ele cuida do encontro da identidade da pessoa em frente ao espelho, de dentro para fora.”

Iniciativas

A retomada de atividades de educação continuada, ainda que de forma pontual;
A realização de grupos de família e de pacientes, proporcionando espaços de acolhimento e compartilhamento;
Ações de conscientização e orientação com estudantes, universidades e empresas;
Uma nova parceria com o Hospital da Mulher para garantir exames citopatológicos a homens trans, uma iniciativa em fase de consolidação;
A implementação do preenchimento do quesito sobre sexo, orientação sexual e identidade de gênero nos prontuários eletrônicos, marco importante como indicador de qualidade na atenção básica.

- Publicidade -

“Isso exige maior atenção dos profissionais de saúde a essas questões, ampliando o cuidado para a população LGBT e suas especificidades”, destacou Inaiara.

Garantia de Direitos e parcerias para cirurgias

No campo das garantias de direitos, o serviço avançou em parcerias para encaminhamento de cirurgias de adequação de gênero, com o apoio de instituições, como Juiz de Fora. O primeiro encaminhamento de paciente já está em fase de ajustes finais.
Dr. Euclides Colasso, médico da unidade, enfatiza os avanços nos atendimentos. “Os atendimentos médicos também evoluíram de forma significativa, e é gratificante observar as conquistas dos pacientes. Por exemplo, o relato de inclusão do nome social ou a alegria de quem conseguiu alterar documentos são vitórias que refletem o impacto positivo do nosso trabalho. Além disso, acompanhar pacientes que realizaram mastectomias e têm recebido apoio familiar e social reforça a relevância desse cuidado.”
O Dr. Euclides ainda destacou a importância do acompanhamento integral. “Nosso trabalho vai além de simplesmente prescrever medicamentos. A vivência da transexualidade envolve aspectos complexos e diversos, muitos deles com impacto tão grande quanto o tratamento medicamentoso. É nesse acompanhamento, nos diálogos e nas conquistas compartilhadas no dia a dia, que construímos um cuidado mais amplo e humano.”
O Ambulatório Translação segue como referência em acolhimento e cuidado especializado, reafirmando seu compromisso com a dignidade, saúde e bem-estar da população trans de Poços de Caldas.
Para mais informações, entre em contato com o Centro de Referência em Cuidado Transespecíficos de Poços de Caldas: 35 9273-0018
Rua Araguaia, 259 – Jardim dos Estados.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!