Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).
Número de órfãos aumenta 70%
Em 2024, Uberlândia registrou um aumento de 70% no número de crianças e adolescentes órfãos em comparação com 2023. De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), até outubro deste ano 68 crianças e adolescentes de até 17 anos de idade perderam ao menos um dos pais. Assim, os números superam os 40 registros de todo o ano passado.
Conforme dados da Recivil, a média anual de órfãos em Uberlândia desde 2021 é de 46 crianças. Em 2021, a covid-19 foi responsável por um terço dos casos.
Projeto recupera memória de BH
O projeto Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Viaduto das Artes, para promover uma redescoberta da memória da cidade.
A proposta conecta três museus municipais – Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (Mumo). Isso porque aconteceu uma programação cultural e educativa conjunta, com entrada gratuita. O projeto visa fortalecer os museus e suas coleções, incentivando o diálogo entre história, moda e audiovisual.
(Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Atrações do FestNatal
O FestNatal Araxá 2024 promete um fim de semana repleto de atrações musicais diversificadas. A programação começou sexta-feira (13) com a cerimônia de abertura e apresentações de clássicos da MPB, seguidos por um show de jazz, boleros e ritmos latinos.
No sábado (14) o festival recebe o grupo Villa-Lobos, que mescla música erudita e popular, assim como shows sertanejos. No dia seguinte (15) o evento estreia seus domingos temáticos com uma animada roda de samba. O FestNatal conta ainda com uma série de apresentações culturais e musicais durante todo o evento.
Agricultor produziu o melhor café de MG
O melhor café do estado na safra de 2024 é do agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. Afinal, Onofre se consagrou campeão do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.
Este café atingiu a maior pontuação entre as 1.406 amostras concorrentes, dando o segundo título a Onofre. Ele já venceu em 2017, tornando-se o primeiro bicampeão da história do concurso, que tem realização da Emater-MG. O prêmio é um reconhecimento à produção de cafés especiais de qualidade que, nos últimos anos, transformou a região em referência no estado.
Mais de 47 mil estudantes em provas
As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2025) acontecem neste fim de semana. De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), responsável pelo vestibular, a expectativa é que, ao todo, mais de 47 mil estudantes do ensino médio façam as provas.
Os aprovados vão ingressar em um curso nos campi de Juiz de Fora ou Governador Valadares. O vestibular acontece no sábado (14) e no domingo (15) em cinco diferentes cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.
(Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Escolas recebem 2 mil tablets
Para promover a modernização dos equipamentos e ampliar o acesso à tecnologia nas escolas, Governador Valadares vai entregar mais de 2 mil tablets e 400 computadores para as unidades da rede municipal de ensino. Portanto, a expectativa é colaborar no desempenho dos estudantes. Além disso, os novos aparelhos serão distribuídos em 66 escolas municipais, incluindo os anexos.
Cada instituição receberá, em média, 30 tablets da marca Positivo, com tela de 10 polegadas e 128 GB de memória. Os dispositivos vão otimizar o aprendizado dos alunos, com destaque para o uso em avaliações externas e no acesso à plataforma de ensino Khan Academy, que oferece conteúdo educacional em diversas disciplinas.
(Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Patos tem “Adote um Idoso”
Alunos do curso técnico em Enfermagem do Colégio Universitário, em Patos de Minas, apresentaram no dia 28 de novembro o projeto “Adote um Idoso”. A iniciativa teve desenvolvimento no 3º módulo do curso, sob orientação do professor Elias de Oliveira Souto.
O projeto consistiu em um trabalho prático científico, voltado à população idosa, visando à promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como educação popular.
Acompanhe outras edições da Coluna MG neste link.