O verão começa oficialmente dia 21 de dezembro, às 6h21 pelo horário de Brasília. Esta primavera vai terminando com muita chuva sobre o Brasil, muito diferente do que foi observado em 2023, quando o país enfrentou uma primavera extremamente quente, com ondas de calor e falta de chuva.
A circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica na costa da região Sul e o desenvolvimento de uma nova frente fria, que vai avançar pela costa da região Sudeste, vão estimular a formação de muitas áreas de nuvens carregadas sobre o Brasil neste fim de semana.
Quase todos os estados brasileiros terão algum perigo de chuva forte, mas o maior risco para chuva volumosa e temporais estará nos estados do Sul, do Sudeste e do centro-oeste do país
Sábado
A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil passam este sábado com muitas nuvens. Com períodos com sol e pancadas de chuva e raios, que podem ocorrer a qualquer hora.
Alerta para temporais em todas as áreas do São Paulo e no sul de Minas
Domingo
No último domingo da primavera, 15 de dezembro, ainda vai chover em praticamente todos os estados brasileiros. A chuva mais frequente e volumosa deve ficar concentrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Há risco de fortes pancadas de chuva no decorrer do dia em praticamente todas as áreas dessas regiões.
(Fonte: Climatempo)