- Publicidade -
18.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Bolinho de rala: conheça esta iguaria mineira

- Publicidade -
Bolinho de rala
Bolinho de rala (foto: Juliano Borges/Poços Já)

O bolinho de rala é uma das comidas típicas da região do Serro, que está entre as localidades que produzem um Patrimônio da Humanidade: o Queijo Minas Artesanal (QMA). O repórter Juliano Borges esteve lá e conheceu essa delícia que é crocante por fora e macia por dentro.

Agora o Poços Já está publicando uma série de reportagens sobre o QMA, que obteve reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

- Publicidade -

A convite do Governo de Minas Gerais, esta série percorre diversas áreas produtoras do queijo. Assim, além de saber mais sobre esta iguaria, você também passa a conhecer um pouco da cultura e da gastronomia de cada lugar.

Confira outras reportagens da série

- Publicidade -

Saiba o que é a rala

Com utilização em diversas receitas do Serro, a rala nada mais é do que a borda do queijo fresco, como explica a chef de cozinha Elzinha Nunes.

“A rala é a parte de fora do queijo, um pouco mais salgada. A gente pega a tampa de palmito, de doce, de lata, fura com um prego, e rala para acertar o queijo. Dessa forma, ele fica mais redondo, mais macio, com igualdade”.

- Publicidade -

Elzinha também explica que os produtores vendem a rala para padarias e lanchonetes, assim como outros estabelecimentos. Em seguida, este ingrediente entra nas receitas do pão de queijo, por exemplo.

“Essa rala é vendida a peso de ouro, porque todo mundo quer comprar e não tem. O Serro é o único lugar que tem rala”, acrescente a chef.

Bolinho de rala

O bolinho de rala é uma receita facilmente encontrada na região do Serro, que compreende as cidades de Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Serro, Materlândia, Sabinópolis, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro, Coluna e Paulistas.

Quem conta a receita é a Simoni Cardoso, proprietária do Restaurante Quintal.

Confira os ingredientes: 

1 kg de rala ou queijo fresco ralado;

250 g de mussarela;

250 g de amido de milho;

2 ovos;

1 colher de sopa de fermento em pó.

É só misturar tudo, até que a massa fique homogênea. Em seguida, enrolar os bolinhos e fritar em imersão, com fogo baixo. Por fim, a hora de tirar é quando a massa endurecer por fora e formar uma casquinha.

A receita é fácil e tem ingredientes acessíveis. Isso porque, se a rala não estiver disponível, pode ser substituída por queijo parmesão ou Minas Artesanal.


Para acompanhar, use a criatividade. A chef Simoni sugere uma calda de goiabada com cachaça. Experimente!

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!