A capital mineira está sediando, até esta sexta-feira (13) um evento estratégico para o avanço dos direitos LGBTI+ no Brasil: a segunda formação do projeto Somos Mais Brasil. Promovida pela Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, através do Termo de Fomento940519/2023, a capacitação reúne lideranças, ativistas e militantes de diferentes cidades mineiras.
Poços de Caldas
O artista plástico poços-caldense Marcelo Abuchalla foi selecionado para participar do evento. “Fui selecionado pelas minhas atividades no setor de cultura. Sou delegado nacional de cultura, fui para a quarta conferência nacional de cultura, participei do eixo da diversidade. Os olhares sobre os delegados é diferenciado, abre portas, as pessoas procuram. Participar dessa experiência em BH está sendo um momento muito importante”, conta ele.
O projeto Somos Mais Brasil tem como objetivo geral fortalecer a atuação de militantes LGBTI+ no enfrentamento à violência LGBTfóbica, promovendo conhecimento, ferramentas práticas e estratégias de ação. A iniciativa é estruturada para capacitar lideranças a intervir de forma qualificada em políticas públicas, incidindo nos poderes Executivo, Legislativo, Ministério Público e Defensoria Pública, tanto em seus municípios quanto nos âmbitos estadual e federal.
Uma formação estratégica em direitos humanos
O evento foi idealizado para atender a um cenário crítico no Brasil, onde índices alarmantes de violência LGBTfóbica destacam a urgência de ações estruturadas e coletivas. A formação abordará temas como advocacy, litigância estratégica, accountability, participação e controle social, capacitando os participantes para serem protagonistas em suas comunidades.
Além disso, o programa inclui conteúdos essenciais para o fortalecimento pessoal e organizacional, como autoestima, escuta ativa, acolhimento de denúncias, e relacionamento humano. A metodologia, fundamentada no construtivismo e na andragogia, valoriza as experiências dos participantes, promovendo um aprendizado colaborativo e prático.
Toni Reis, diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, destacou a relevância do projeto. “O Somos Mais Brasil é uma iniciativa transformadora, que reconhece a força da militância LGBTI+ e investe no seu desenvolvimento. Ao capacitar essas lideranças, estamos fortalecendo uma rede de enfrentamento à LGBTfobia e garantindo avanços significativos na defesa dos nossos direitos.”
O impacto nas comunidades LGBTI+
Gregory Rodrigues, coordenador estadual da Aliança Nacional LGBTI+ em Minas Gerais, ressaltou o impacto local e nacional do projeto. “Capacitar lideranças é construir pontes entre a comunidade LGBTI+ e as instituições públicas. Esta formação não apenas prepara os militantes para atuar de forma estratégica, mas também cria uma rede de apoio mútuo capaz de transformar realidades nos municípios, onde muitas vezes o enfrentamento à
LGBTfobia é mais desafiador.”