Já na terceira edição, o Projeto Conexões Ancestrais será realizado neste sábado, 14 de dezembro, a partir das 13h, com uma programação diversa que inclui formação, arte, cultura e música, no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, em Poços de Caldas.
O objetivo é disseminar a cultura afro-brasileira e dos povos de terreiros, além da música brasileira. Com destaque para a obra autoral do músico e idealizador do projeto Nego Moura, o projeto visa contribuir com a expressão da diversidade cultural presente nos terreiros.
Edições
A primeira edição foi realizada em 2022, com a ocupação da pista de skate da zona sul e universidades públicas, como o Instituto Federal do Sul de Minas e Unifal, nos campus de Poços de Caldas. O projeto também ocupou, em 2023, escolas públicas do município.
“As ações do Conexões Ancestrais têm um resultado muito positivo, contempladas por debates e grande interação com o público. Cumprindo a proposta de descentralização da cultura no município, gratuidade das ações nos locais selecionados e promovendo discussões e reflexões sobre a obra e temas importantes”, destaca o músico Nego Moura.
Em 2023, a iniciativa percorreu escolas públicas do município
Festival
Nesta terceira edição, o projeto Conexões Ancestrais ganha forma de festival. E chega ao Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, no bairro São José, com uma programação diversa que contempla todas as idades e públicos. As ações terão início a partir das 13h, com o curso de elaboração de projetos culturais “Arte de Sonhar”, com Nego Moura.
A programação inclui também a oficina de danças afro-brasileiras do Projeto Bravum, com a facilitação de Stefânia Figueiredo, e a oficina do Projeto Ohùn, de toques ancestrais, com Emerson Silva. Os dois projetos são realizados pelo Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição. Além disso, acontecerá a oficina de pintura intuitiva com Bruna Fanuchi, oficina de ervas medicinais, do projeto Colheita, com a zeladora do Terreiro mãe Fernanda Lourenço. E a exposição do projeto Vivência das Iabás.
Lançamento de livro
Com a participação especial das autoras professora Ms. Thais Stephanie da Costa, mão de couro no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, e professora Drª. Ellen de Lima Souza, ekedy no Ilê Axé Omo Oxe Ibalatam (SP) e apetebi no Ilê Obá Ogunté – Sitio de Pai Adão (PE), o festival Conexões Ancestrais recebe o lançamento inédito e em primeira mão do livro “Vamos Brincar de Roda? Eremizar as culturas infantis das Umbandas”. A publicação aborda, em uma perspectiva afrocentrada, o pertencimento das crianças nas Umbandas.
O encerramento do festival fica por conta do show ao vivo de Nego Moura, com suas canções autorais que falam sobre a importância de preservarmos nossas raízes e respeitar nossa ancestralidade.
Projeto
O Projeto Conexões Ancestrais conta com patrocínio da prefeitura municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Com apoio do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e Moringa – Produção Cultural Afrorreferenciada.
Programação
Festival Conexões Ancestrais
Dia 14 de dezembro, a partir das 13h
Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição (avenida Fosco Pardini, 3390 – bairro São José)
Exposição Vivência das Iabás
13h – Workshop: “A Arte de Sonhar” (Nego Moura)
14h30 – Aula do Projeto Bravum: danças afro-brasileiras com Stefania Figueiredo
15h30 – Oficina Ohùn: Toques Ancestrais com Emerson Silva
16h30 – Apresentação do Projeto Ohùn + projeto Bravum
17h – Oficina de Pintura Intuitiva com a convidada Bruna Fanuchi
18h – Coffee Break
18h30 – Vivência sobre Ervas Medicinais com Fernanda Lourenço
20h – Lançamento do Livro “Vamos Brincar de Roda: eremizar as culturas infantis das Umbandas” com Thais Costa e Ellen de Lima Souza
21h – Encerramento com apresentação de Nego Moura e Guilherme Dias