Com o mote “Sem anistia para golpistas”, protestos estão marcados em ao menos 18 estados, além do Distrito Federal, nesta próxima terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos. As manifestações têm convocação pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Em Poços de Caldas, a movimentação terá início no Terminal de Linhas Urbanas, às 17h. Segundo os organizadores, além da reivindicação central pelo julgamento e prisão de todos os envolvidos no golpe contra a democracia, o ato também acontece pelo fim da escala 6×1, contra a PEC 164, que proíbe aborto em casos de estrupo e pela tributação dos mais ricos.
Inquérito
Os atos acontecem em meio à repercussão da quebra de sigilo do inquérito da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. No último 21 de novembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os generais Augusto Heleno e Braga Netto outros 34 investigados foram indiciados pela PF. Os crimes apontados são tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Além de golpe de Estado e organização criminosa.