As secretarias de Promoção Social, Defesa Social e o Procon estão intensificando a orientação sobre o uso das vagas especiais de estacionamento. Estes espaços são específicos para idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência. Além disso, o direito ao uso ocorre mediante apresentação de uma credencial que o Departamento Municipal de Trânsito de Poços de Caldas (Demutran) emite.
As vagas especiais possuem sinalização com pintura no chão e placas indicativas. Elas estão em ruas, espaços públicos e locais privados, como comércios, shoppings e hospitais. De acordo com o Demutran, a credencial deve ficar sobre o painel do veículo com a frente externa para cima e tem validade em todo o território nacional.
Como solicitar a credencial
Para obter a credencial, os interessados deverão comparecer ao Demutran e levar os documentos abaixo.
Idosos: documento oficial com foto e comprovante de residência;
Pessoas com deficiência: documento oficial com foto, comprovante de residência, formulário médico preenchido e atestado do tipo de deficiência com o Código Internacional de Doenças (CID) e a previsão de uso temporário ou permanente.
Além do atendimento presencial, a solicitação pode ocorrer online pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. A credencial para idosos é gratuita, mas para pessoas com deficiência há uma taxa de aproximadamente R$ 17.
Números na cidade
Atualmente, Poços de Caldas conta com cerca de 3.600 vagas na área central, sendo 5% reservadas para idosos e 2% para pessoas com deficiência. Conforme informações do Demutran, essas vagas estão estrategicamente localizadas para garantir maior acessibilidade e autonomia aos beneficiários.
O secretário de Defesa Social Rafael Conde Maria destaca a necessidade de conscientização. “É extremamente importante orientar a população sobre as credenciais, que são ferramentas essenciais para garantir a mobilidade e autonomia nos espaços públicos e privados. Nossa equipe no Demutran está à disposição para facilitar esse processo, presencialmente ou online. Também pedimos a colaboração de todos para cumprimento das vagas sinalizadas, que sejam específicas para quem realmente precisa.”
A coordenadora do Procon Fernanda Soares reforça que o órgão intensificará as ações de orientação, especialmente junto ao comércio local, para garantir o respeito aos direitos dessas pessoas.
Clique aqui para ler mais notícias de Poços de Caldas e região.