Entre os dias 1º e 23 de setembro, a multiartista visual Danielle Vilas Boas realizou um projeto de pesquisa e intercâmbio cultural no renomado Atelier Piratininga, em São Paulo. Ela foi selecionada pelo edital 02/2024 PNAB Oportunidades, que incentiva o desenvolvimento de pesquisas artísticas.
Como contrapartida ao apoio recebido, Danielle promoveu em Poços de Caldas, dia 28 de novembro, uma oficina de introdução à gravura para jovens atendidos pelo Galpão das Artes, Jardim Ipê. A atividade ofereceu um panorama acessível sobre as ferramentas, materiais e processos da gravura.
Relevância do projeto
O projeto de Danielle Vilas Boas promove o diálogo entre tradição e contemporaneidade, incorporando técnicas tradicionais a um repertório artístico diversificado. A pesquisa também aponta para novas possibilidades de atuação no campo das artes visuais, conectando práticas manuais e reflexões estéticas com impacto social. O compromisso de Danielle em compartilhar o aprendizado por meio de oficinas e publicações amplia o alcance do projeto, tornando a arte um instrumento de troca e inclusão.
Sobre a artista
Danielle Vilas Boas é graduanda em Artes Visuais. Desde 2020 vem participando de exposições coletivas e desenvolvendo projetos que exploram pintura, colagem, mix media e gravuras. Sua prática combina técnica e sensibilidade, voltando-se cada vez mais para a exploração de narrativas pessoais e culturais através das artes gráficas.