Uma das regiões mais atingidas por raios em Minas Gerais é o sul de Estado. Além da zona da mata e região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2023, em todo o estado, houve registro de mais de 2 milhões de raios.
Em Poços de Caldas, a incidência também é significativa. De acordo com a Cemig, até o momento o registro foi de 770 raios que caíram na cidade. Os meses de janeiro, fevereiro, março e outubro são os mais detectados (tipo nuvem-solo).
O ano de 2023, a incidência foi bem maior, com Poços registrando 2.298 raios. Em 2022, foram 742 descargas atmosféricas.
Cuidados
Minas Gerais é um dos estados com maior incidência. Segundo a Cemig, houve um aumento de 150% em relação a 2022. Isso ocorre pelas características geográficas e meteorológicas de Minas. A concessionária também adverte que durante as tempestades com raios as pessoas que estiverem na rua devem procurar abrigo imediatamente, em um estabelecimento residencial ou comercial. O mesmo vale para regiões rurais. Além disso, é importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a descarga atmosférica e, consequentemente, eletrocutar quem esteja próximo.