A lista das 100 mulheres inspiradoras e influentes da BBC, divulgada nesta terça-feira (3), tem três brasileiras. Elas são ginasta, ativista pelos direitos das prostitutas e bióloga.
A listagem apresenta as mulheres que se destacaram ao redor do mundo, em 2024. O objetivo é celebrar aquelas que, por meio da resiliência, lutaram por mudanças, seja a nível local ou global, à medida que o mundo muda ao seu redor.
Assim, as brasileiras presentes na lista são a ginasta Rebeca Andrade, a ativista pelos direitos das prostitutas Lourdes Barreto e a bióloga Silvana Santos.
Além disso, na edição de 2024 aparecem nomes como o de Nadia Murad, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, da ativista Gisèle Pelicot, sobrevivente de estupro, e da atriz Sharon Stone como mulheres mais influentes.
Rebeca Andrade
A coleção de seis medalhas da ginasta Rebeca Andrade faz dela a maior medalhista da história olímpica brasileira (ela também tem nove títulos mundiais).
Lourdes Barreto
Principal força por trás de muitas campanhas, Lourdes Barreto passou a vida defendendo melhores direitos para as profissionais do sexo no Brasil. Lourdes, que agora está na casa dos 80 anos, vem desafiando o preconceito há décadas.
Silvana Santos
Por fim, a bióloga Silvana Santos é responsável por identificar a síndrome de Spoan (acrônimo em inglês para “paraplegia espástica, atrofia óptica e neuropatia”) no Nordeste do Brasil. Trata-se de uma doença neurodegenerativa genética rara que causa paralisia progressiva.
Fonte: BBC/Divulgação