A prefeitura, em resposta a um requerimento do vereador Ricardo Sabino dos Santos, detalhou o cronograma de instalação de novos radares na avenida Wenceslau Braz e forneceu esclarecimentos sobre o projeto de monitoramento eletrônico da cidade.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Defesa Social, o processo de implementação dos radares será realizado em etapas. Serão mais 20 dias para instalação dos equipamentos, 30 dias para aferição pelo Ipem/Inmetro e 10 dias de período educativo/orientação. Portanto, o funcionamento efetivo dos equipamentos vai acontecer em torno de 60 dias.
Estatísticas
Os locais de instalação tiveram definição com base em estatísticas de acidentes, priorizando áreas com maior número de ocorrências. Além da avenida Wenceslau Braz, outros pontos da cidade estão sendo avaliados, como a avenida Edmundo Cardillo e trecho da rodovia BR-267.
A prefeitura planeja realizar ampla divulgação do funcionamento dos radares, incluindo inserção de placas de alerta, período de orientação aos motoristas, comunicação sobre limites de velocidade.
Cerco eletrônico
O sistema de cerco eletrônico tem contrato mantido até setembro de 2025, com radares equipados com câmeras OCR e previsão de 12 novos pontos de monitoramento na cidade.
A iniciativa visa aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes em Poços de Caldas.