Esta semana que está iniciando será de tempo muito quente na maior parte da Região Sudeste do país, principalmente a partir da quarta-feira (27). As temperaturas máximas devem chegar próximo dos 40ºC em localidades do interior, mas áreas litorâneas também devem sentir um aumento nas temperaturas.
Inclusive, devido a essas temperaturas muito elevadas, é alto o risco para temporais com ventos fortes e eventual queda de granizo na região
Terça-feira
Nesta terça-feira (26), o amanhecer deve ser frio na metade leste de São Paulo, no sul e no sudeste de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e na região serrana do Rio de Janeiro. Porém, o calor se intensifica à medida que o dia avança. O tempo firme predomina em todo o Sudeste, com a cobertura parcial de nebulosidade, principalmente à tarde, a sensação de calor e abafamento aumenta.
Nas capitais, as máximas na terça-feira devem ser de: 32ºC em São Paulo, 29ºC no Rio de Janeiro e de 26ºC em Belo Horizonte e em Vitória.
A partir do final da manhã, as temperaturas entram em elevação e à tarde elas atingem valores máximos de até 37ºC no oeste do estado de São Paulo. Nas demais áreas paulistas, as temperaturas variam entre 28º C e 35ºC. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, o calor varia entre 22ºC e 29ºC, e no Rio de Janeiro de 23ºC a 32ºC, com os maiores valores registrados no sul carioca.
Quarta-feira
Quarta-feira (27), a massa de ar quente e seco continua atuando na Região, e com nebulosidade variável ao longo do dia. O amanhecer não deve ser tão frio como no dia anterior, contudo, as temperaturas ainda serão amenas.
No período da manhã faz calor em todos os estados, especialmente em São Paulo, onde as temperaturas ficam entre 27ºC e 36ºC. No Rio de Janeiro e no sudoeste de Minas Gerais elas variam entre 27ºC e 33ºC, e no Espírito Santo e demais áreas mineiras entre 25ºC e 30ºC.
À tarde, as temperaturas se elevam mais ainda e devem marcar até 38ºC no sudoeste de São Paulo, nos arredores de Presidente Prudente. Nas demais áreas paulistas, as temperaturas devem variar entre 31ºC e 37ºC. Enquanto que no litoral norte e litoral centro paulistas elas variam entre 26ºC e 29ºC. No Rio de Janeiro, elas variam entre 27ºC e 35ºC. No Espírito Santo entre 26ºC e 33ºC e em Minas Gerais elas chegam até aos 35ºC no oeste do Triângulo Mineiro.
Nas capitais, as máximas na quarta-feira devem ser de: 34ºC em São Paulo, 33ºC no Rio de Janeiro, 30ºC em Belo Horizonte e 31ºC em Vitória.
Quinta-feira
Quinta-feira (28), a madrugada e amanhecer ainda devem apresentar as mesmas condições dos dias anteriores. Com temperaturas mais amenas, especialmente na parte leste de Minas Gerais. Mas ainda será um dia de bastante calor. Durante a manhã, as temperaturas devem ficar entre os 27ºC e 35ºC nos estados paulista e carioca. Podendo chegar a 37ºC em algumas localidades do sudoeste de São Paulo. Em Minas Gerais e Espírito Santo, elas oscilam entre 25ºC e 33ºC.
À tarde, esse calor intenso aumenta. E praticamente todo o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro devem marcar temperaturas acima dos 30ºC. Chegando até 37ºC em áreas do centro e do norte paulistas e até aos 39ºC no sul carioca. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, elas variam entre 27ºC e 35ºC, com os maiores valores registrados no sul capixaba e no Triângulo Mineiro.
Nas capitais, as máximas na quinta-feira devem ser de: 35ºC em São Paulo, 36ºC no Rio de Janeiro, 31ºC em Belo Horizonte e 33ºC em Vitória.
Sexta-feira
A projeção para a sexta-feira (29) indica um dia com muita nebulosidade, mas com aberturas de Sol, e muito calor ainda. As temperaturas mais elevadas durante a manhã devem ser observadas no Rio de Janeiro, onde elas chegam até aos 34ºC no nordeste. Nos demais estados, elas oscilam entre 22ºC e 31ºC.
Ao longo do dia, as temperaturas aumentam e a sensação de calor predomina. As máximas devem alcançar os 34ºC no norte de São Paulo, 37ºC no sul do Espírito Santo e até aos 38ºC no nordeste e leste do Rio de Janeiro.
Nas capitais, as máximas na sexta-feira (29) devem ser de: 32ºC em São Paulo, 33ºC no Rio de Janeiro e em Vitória, e 31ºC em Belo Horizonte.
(Fonte: Tempo.com)